Bem, até podemos comprar ingredientes nutritivos, biológicos, frescos e naturais, com todos os adjetivos salutares que conseguirmos encontrar, porém, isto tudo não nos servirá de muito se não aplicarmos técnicas de cozinhar corretas para os preparar.
Escolher os alimentos certos é uma parte da alimentação saudável, mas a forma como os preparamos também desempenha um papel importantíssimo.
Os métodos de cozinha saudáveis incluem: Cozinhar a vapor, assar, grelhar, refogar, ferver alimentos.
Escrito por: Chef. Sílvia Ferreira-Campos
As técnicas de cozinhar favoritas da Chef Sílvia:
1) ASSAR
Desde os wedges de batata doce a couve-flor, os assados são um dos meus métodos favoritos para cozinhar vegetais, onde a textura a realçar o sabor de cada ingrediente é simplesmente, p-e-r-f-e-i-t-o.
Basta termos em mente a quantidade de gordura que usamos quando assamos vegetais, e manter uma temperatura baixa. Embora o calor elevado utilizado durante a preparação possa tirar aos vegetais alguns dos seus nutrientes, não há razão para não aplicarmos esta técnica culinária. Principalmente se está em processo de começar a incluir mais vegetais na alimentação, para além de sabor pode sempre preparar em bulk para utilizar para outras receitas, por exemplo se assar abóbora, pode utilizar uma parte para a sopa outra para acompanhamentos.
2) ESCALFAR
É uma das técnicas culinárias mais frequentemente mal compreendidas.
Este método que utiliza o calor mais baixo.
É uma técnica de cozedura com calor húmido que envolve a submersão de alimentos em água de baixa temperatura. Sabemos que a água está pronta quando começamos a ver bolhas brancas a formarem-se à volta das bordas.
3) BRANQUEAMENTO
Se gosta de vegetais crocantes, o branqueamento é uma das melhores técnicas básicas de cozedura para os tornar crocantes e tenros ao mesmo tempo. É também uma das formas mais fáceis de conservar alimentos, por isso se quiser que o seu produto sazonal dure, o branqueamento é a solução
Em resumo, branquear é o mesmo que escaldar os alimentos previamente descascados em água fervente e depois dar-lhes um choque térmico com água gelada. O objetivo é evitar as alterações na cor, pré-prepará-los, matar organismos nocivos à saúde e limpá-los de impurezas. Vegetais como aspargos, brócolos, acelga, beringela, courgette, cenoura, couve, ervilha e espinafre são branqueados frequentemente em eventos e restaurantes.
Apesar desta técnica ser chamada de branquear, o objetivo não é esbranquiçar os ingredientes, pelo contrário, este processo irá manter a sua cor natural viva e vibrante.
COMO BRANQUEAR
Para branquear um alimento deve seguir estes passos:
- Coloque numa panela água fervente;
- Salgue bastante a água para que o alimento não perca muitos nutrientes;
- Adicione os vegetais lavados e cortados;
- Feche com a tampa;
- Quando a água voltar a ferver, retire a tampa parcialmente e espere 2 minutos;
- Retire os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada com gelo e aguarde mais 2 minutos ou até os alimentos estejam completamente gelados;
- Escorra a água e separe os vegetais em pequenas porções para levar ao congelador.
Esse é o processo básico para branquear vegetais, sendo que o tempo indicado só conta a partir do momento que a água voltou a ferver.
Outro detalhe importante: evite branquear vegetais diferentes ao mesmo tempo, pois o tempo de cada um é diferente e isso poderá lhe atrapalhar.
Utilize a água do branqueamento para base de caldos de vegetais, pois é rica em muitos nutrientes.
Se pretende congelar vegetais para uso futuro, o processo de branquear também é interessante.
4) GRELHAR
É sem dúvida dos mais populares, principalmente no verão. Este não é o método mais saudável, contudo, o consumo de carne ou peixe grelhados, numa ingestão alimentar saudável, com quantidades moderadas, não levanta qualquer preocupação em termos da nossa saúde.
Dicas da Chef Sílvia
- Modificar ou eliminar receitas que incluem manteiga ou que incluam fritar ou saltear em gordura animal;
- Evite adicionar óleos e manteiga; em vez disso, utilize panelas antiaderentes;
- Não adicionar sal aos alimentos, uma vez que estes são cozinhados;
- Remover a pele do frango e aparar a gordura da carne;
- Coma mais legumes e legumes frescos;
- Coma mais peixe, que é rico em proteínas, baixo em gorduras e carregado com ácidos gordos essenciais ómega-3.
Com Amor, Respeito e muita saúde,
Sílvia
Agendar Consulta na SP Clinic Lisboa, sua clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa
Faça o seu agendamento através do formulário abaixo ou pelo telefone 210 993 179.
Entraremos em contato para confirmar a sua solicitação. Obrigado!