Comer mais da TERRA | Terapia Alimentar

comer da terra BLOG

Comer mais da TERRA | Terapia Alimentar

Escrito por: Chef. Sílvia Ferreira-Campos

 

Isto não é novidade mas vale sempre a pena falar sobre .... e até porquê parece que a cada dia se vai dando mais importância e só por isso, devemos cada vez mais reforçar.

O Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, na 74ª sessão, a Assembleia Geral das Nações Unidas onde 2021 foi proclamado o Ano Internacional das Frutas e Legumes (IYFV) com um apelo para melhorar a produção alimentar saudável e sustentável através da inovação e tecnologia e para reduzir as perdas e desperdícios alimentares.

"Na atual crise de saúde que enfrentamos em todo o mundo, promover dietas saudáveis para fortalecer os nossos sistemas imunitários é especialmente apropriado" ...disse Qu Dongyu.

O Diretor-Geral da FAO encorajou os países a verem o Ano Internacional como uma oportunidade para melhorar as infraestruturas, práticas agrícolas, apoiando assim os pequenos agricultores.

Acrescentou ainda que as frutas e legumes eram uma boa forma de os agricultores criarem culturas de rendimento.

E onde o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, apelou a uma abordagem mais «holística» da nutrição e sustentabilidade.

Devo confessar que adoro voltar a esta notícia e visualizar um mundo quase perfeito onde todos podemos comer bem e de forma sustentável, e isso é o normal e não o só para alguns, mas aqui entre nós o Guterres usar o termo holístico é fantástico, e recordo me sempre que quando usava este termo algumas pessoas olhavam para mim como se fosse algo sobrenatural.

O que interessa mesmo é que todos possamos contribuir um bocado vamos continuar a comprar local, comer das estações, suportar os mais pequenos, evitar desperdícios e ir mais aos mercados e menos aos supermercados.

Devemos comer mais vegetais e fruta e usar sempre os alimentos para suportar uma vida vibrante, energética com saúde mental, felicidade e muito prazer.

Para quem ainda vai tendo algumas dificuldades em comer mais vegetais s fruta aqui ficam algumas dicas, começando pelas minhas favoritas até as mais marotas ...

  1. Sopas: Preparar sopas à base de vegetais adoro courgette, couve portuguesa, repolho;
  2. Smoothies: uso sempre como base principal o espinafre, alface ou couve kale quando esta disponível e depois claro o resto com mais verdes e fruta;
  3. Wrap: ao invés de usar tortilhas, substituir por folhas de alface. Eu pessoalmente prefiro a iceberg mas podes usar a que quiseres;
  4. Fruta: Mantêm a fruta ao alcance dos teus olhos. Coloca várias frutas inteiras prontas para comer, é ótimo principalmente quando temos aquele momento "apetece me algo", o momento Ambrósio;
  5. Pizza: cobre a pizza com rúcula, espinafre baby, que quase não consigas ver o que esta por baixo;
  6. Arroz: Substitui o arroz por arroz de couve-flor;

 

Tenho a certeza que também tens as tuas, usa e abusa o que interessa mesmo é que comas mais vegetais e fruta e não te esqueças de ficar atento a sazonalidade dos ingredientes, comprar local e comer as porções diárias , e que geralmente é recomendado 5, eu sugiro  10.

Ah e se vais ao supermercado circula a volta e evita os corredores interiores é onde fica tudo o que não interessa

 

Com Amor Respeito muita saúde , Festas Felizes e tudo a Correr Bem.

Sílvia

 

 

Necessita de ajuda? Agende a sua consulta de Alimentação Consciente e Nutrição Holística com a Chef. Sílvia Ferreira-Campos.


SP Clinic, sua clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa

Faça o seu agendamento através do formulário abaixo ou pelo telefone 210 993 179.
Entraremos em contato para confirmar a sua solicitação. Obrigado!

SP Clinic corpo&mente - Clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique.