Dor no Joelho: Causas e Tratamento da Gonalgia em Lisboa

Tratamento para dor no joelho em lisboa

A Dor no joelho

É uma queixa que bastante frequentemente faz o nosso telefone tocar com pedidos de ajuda, a dor no joelho ou Gonalgia. Engana-se quem pensa que apenas os mais velhos é que são os afetados. Tanto os indivíduos jovens com os idosos podem apresentar um quadro de dor no joelho, o que normalmente os diferencia é a causa e a frequência da dor. Com o passar da idade é bastante provável haver algum processo degenerativo, dando origem à artrose do joelho ou gonartrose, enquanto os mais novos tendem a sofrer com as lesões traumáticas, por esforço ou problemas de alinhamento da rótula, os chamados síndromes rotulianos.

A Gonalgia é uma das queixas mais procuradas para tratamento em Lisboa e no mundo. É extremamente comum pessoas que nunca sentiram qualquer tipo de dor ou desconforto, comecem a ter dor no joelho repentinamente e muitas vezes incapacitante, fazendo com que o subir ou descer de escadas e dirigir se torne uma tortura.

Agendar Consulta

Causas da dor no joelho

A Gonalgia, como também é chamada, pode ter muitas causas e com origem em qualquer das estruturas que envolve esta articulação, como os ligamentos, tendões e bolsas ou nas que formam a própria articulação - ossos, cartilagens e ligamentos. As suas principais causas são:

  • Artrose do joelho

Refere-se ao desgaste da cartilagem articular do joelho. Também chamada de gonartrose, é decorrente de alterações degenerativas da cartilagem do joelho e está relacionada com a dor de joelho crónica, com a presença de inchaço e estalos.

  • Inflamação do joelho

Alguns processos de caráter inflamatórios estão também relacionados com a gonalgia, como as bursites e tendinites do joelho. São afeções relacionadas com a sobrecarga do joelho, que atingem principalmente os praticantes de atividades que exigem força de impacto repetitivo ou de salto.

  1. Tendinite patelar – dor à frente e abaixo da rótula;
  2. Tendinite quadricipital – dor em cima da rótula;
  3. Tendinite semimembranosa – dor atrás e na região de dentro do joelho;
  4. Tendinite do bíceps femoral – dor atrás e na região externa do joelho;
  5. Tendinite da pata de Ganso – dor na região interna do joelho;
  6. Tendinite do Tendão Poplíteo – outra causa muito frequente de dor na região externa e posterior do joelho.Outras inflamações do joelho podem surgir ainda de doenças autoimunes como o Lúpus, Gota e Artrite Reumatoide.
  • Entorse do Joelho

É resultante de um esforço articular que leva ao estiramento, rotura parcial ou completa de um ou mais ligamentos colaterais do joelho. Ocasionam edemas na região, ou seja, inchaço decorrente do acúmulo de líquidos nos tecidos, além de muita dor.

  1. Dor lateral no joelho: pode indicar lesão nos ligamentos: cruzado anterior, posterior ou ligamento coronário;
  2. Dor no joelho ao esticar a perna: pode indicar rompimento do ligamento patelar;
  3. Dor no joelho na parte interna: pode indicar lesão no ligamento colateral medial;
  4. Dor profunda, bem no meio do joelho: pode ser rotura dos ligamentos, cruzado anterior ou posterior.
  • Síndrome rotuliana

O desalinhamento da rótula é frequentemente uma das causas para gonalgia. O mau alinhamento ou o fato da rótula estar fora do sítio, causa instabilidade articular podendo causar luxação da rótula.

  • Outras causas

Existem muitas outras possibilidades como:

  1. Condromalácia ou Síndrome da dor femoropatelar;
  2. Cisto de Bake;
  3. Rotura do menisco;
  4. Plica sionival do joelho;
  5. Síndrome da banda iliotibial - Tendinite do corredor;
  6. Síndrome de Osgood-Schlatter;
  7. Osteocondrite Dissecante do joelho;
  8. Tumores ósseos do joelho;
  9. Desequilíbrio muscular;
  10. Lesão traumática;
  11. Artrite séptica.

Tratamentos para a dor no joelho

Como são inúmeras as causas da gonalgia, é necessário primeiramente avaliar e compreender bem o quadro de dor apresentado e somente depois estabelecer qual ou quais as terapêuticas mais apropriadas para cada caso em especial. Na SP Clinic realizamos tratamentos para a dor no joelho em Lisboa, única e exclusivamente com terapias manuais e naturais, como:

Acupuntura para a dor no joelho

A milenar tradição oriental da Acupuntura já há muito tempo que invadiu e conquistou os centros de reabilitação ocidentais, por 3 grandes motivos: porque resulta, alivia e porque melhora a gonalgia.

Existem técnicas específicas pertencentes à Acupuntura que são capazes de promover o alívio imediato da Gonalgia. Estas técnicas são do conhecimento da Medicina Chinesa e estão disponíveis na SP Clinic em Lisboa.

Osteopatia para a dor no joelho

A Osteopatia irá avaliar não somente a articulação do joelho, mas também todas as restantes estruturas que podem estar na origem do problema, inclusive a coluna e a bacia.

Após compreender a biomecânica local, o Osteopata irá utilizar variadas técnicas com o objetivo de restabelecer o equilíbrio do corpo e aliviar a dor.

Agendar Consulta

Massagem Terapêutica para a dor de joelho

A massagem terapêutica é parte integrante nos tratamentos de Medicina Chinesa e Osteopatia. É utilizada sempre que há a necessidade de atuar nas estruturas envolventes do joelho, especialmente nas dores por carga, esforço e ainda em atletas.

Tratamento natural para a dor no joelho

Diversos tratamentos naturais para a Gonalgia, estão disponíveis na SP Clinic, sem a utilização de fármacos ou químicos.

Pode ainda realizar um tratamento natural caseiro e, caso não resulte, deverá então agendar a sua consulta connosco. O tratamento em questão é realizado através da argila verde e pode obter mais informações clicando aqui.

Agendar Consulta

Laserterapia para a dor no joelho

O laser é um excelente anti-inflamatório e frequentemente utilizado nos tratamentos por todo o mundo. É possível substituir as agulhas de Acupuntura pelo Laser, os efeitos são muito próximos na maioria dos casos.

É um tratamento totalmente INDOLOR e SEM AGULHAS, indicado também para crianças.

Fitoterapia para a dor no joelho

Em alguns casos a utilização da Fitoterapia é essencial para a melhora do quadro de dor, quer seja agudo ou crónico. Pode ser utilizada a prescrição de chás, Matéria Médica Chinesa (cápsulas/comprimidos) ou ainda suplementos vitamínicos específicos para o joelho.

Alguns casos inflamatórios necessitam de tratamento continuado e frequente, tornando a Fitoterapia uma grande aliada no combate da dor.

Medicina Chinesa para a dor no joelho

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina natural que engloba todas as terapias acima referidas e outras mais. Em caso de dúvida sobre qual tratamento escolher, pode agendar uma consulta de Medicina Chinesa para a Gonalgia. Após a consulta poderemos indicar e realizar os tratamentos mais adequados.

Agendar Consulta

Agende uma Consulta para Tratar a Dor no Joelho

Especialista em Gonalgia em Portugal, Douglas Pompermaier, realiza consultas na SP Clinic Lisboa, próximo ao metro Rato.

210 993 179 ou 917 917 404 (Horários de Atendimento: 2ª a 6ª Feira das 10h as 19h)

Agende a sua Consulta através do formulário abaixo ou dos telefones acima.

Endereço da SP Clinic: Rua Dom João V 15 C, Lisboa, Portugal.

SP Clinic Lisboa - Clínica de tratamento da Dor no Joelho em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento para gonalgia ou dor nos joelhos.  No centro de Lisboa, perto de si.