Edição de Verão | Terapia Alimentar

Edição de Verão - Nutrição Holística

Edição de VERÃO | Terapia Alimentar

Escrito por: Chef. Sílvia Ferreira-Campos

 

Pois é, um calor abrasador e não temos mais qualquer dúvida que o verão já cá mora.

Está que é a estação mais sexy do ano e quente, com o calor a temperatura sobe, e os nossos corpos aquecem, a verdade é que com o sol e luz radiante a nossa boa disposição é inevitável.

Está é para mim a estação mais colorida... Cerejas, pêssegos, ameixas, melancia, figos, amoras, ananás, morangos e a lista com alimentos para o verão não para por aqui. É uma verdadeira dádiva da mãe natureza.

E tenho a certeza deve andar por aí alguém a dar uma dentada num sensual pêssego, doce, suculento e carnudo, ou uma criança com uma fatia de melancia a deliciar-se com o sumo a escorrer pelos dedos e um sorriso resplandecente nos olhos. Lembra desta sensação? É boa, não é?

Devo já dizer que qualquer uma destas opções são as que recomendo, e não uma bola de Berlim na praia.... e por favor não é negociável.

Um dos temas recorrentes, para mim é sem dúvida Comer as Estações, ou seja, dar preferência aos alimentos de cada estação, por todas as razões e mais algumas. Ao estarem no pico do ciclo natural, as frutas e hortícolas são mais saborosas, mais ricas em vitaminas e nutrientes, e por estarem em período de colheita, são mais acessíveis e melhor ainda, com o calor o nosso corpo pede mais alimentos refrescantes, sendo por isso que o consumo de frutas, legumes e verduras, são de grande ajuda na gestão e até mesmo na diminuição do peso. É fantástico, não acham?

Alimentos para o verão

Selecionei os meus alimentos de verão preferidos, grande parte deles em estação até Setembro.

  • Alperce, Ameixa, Amora, Ananás, Banana, Cereja, Figo, Framboesa, Laranja, Limão, Maçã, fisális,  Melancia, Melão, Mirtilo, Morango, Pera, Pêssego, Tangerina, dióspiro, Abóbora, Acelga, Agrião, Aipo de cabeça, Aipo de talo, Alcachofra, Alface, Alface de cordeiro, Alho-francês , Batata, Beldroegas, Beringela, Beterraba, Brócolos, Cebola, Cebola nova, Cenoura, Courgette, Couve de Bruxelas, Couve lombarda, Couve portuguesa, Ervilha, Espargo, Espinafres, Funcho, Grelos, Milho doce, Nabiças, Nabo, Pepino, Pimento, Rabanete, Rábano, Repolho, Rúcula, Rutabaga, Tomate, Amêndoas, noz ....

O meu conselho é que te deixes seduzir pelas cores, cheiros e até pelos carismáticos vendedores nos mercados, que são sempre os melhores conselheiros.

Recordo que desde a colheita, tanto os produtos hortícolas como as frutas podem ser sujeitos a transformações, processos que diminuem o seu valor nutricional. O tempo entre a compra dos produtos hortícolas e a sua preparação deve ser curto, bem como as técnicas de confeção, que preservem os nutrientes e vitaminas, prefere sempre métodos que amenizam a perca de vitaminas, nomeadamente as do complexo B e C que se dissolvem em contacto com a água, e por isso recomendo sempre:

  • Vapor, forno, papelote e se forem cozidos que sejam até 8 minutos na grande sua maioria.

Somos o que comemos, mas não só

E porque não somos só o que comemos, eu recomendo e não passo sem ...

  • Sair de casa sem protetor solar no rosto;
  • Caminhada matinal rápida para começar, posso assegurar que vai deixar-te revigorado e rejuvenescido. Para além de melhoria na nossa saúde mental que bem precisamos, assim como contribui para um sono mais profundo a noite;
  • Drenagens linfáticas manuais, o calor excessivo é péssimo para a circulação sanguínea e linfática. Contribuindo directamente para a retenção de líquido, causando inchaço, além de dor nos pés e nas pernas, o que dá a impressão de ganho de peso;
  • Aumentar a ingestão de líquidos, água, fruta, sopas, saladas, enfim, todos alimentos que sejam ricos em água.

 

E o não pode faltar, uma mão cheia generosidade uma pitada de loucura, com um espírito totalmente laid-back ... que nos fica tão bem com o verão.

 

Link para algumas receitas de verão:

https://ionline.sapo.pt/artigo/705018/quando-esta-muito-calor-para-cozinhar-a-salada-mais-sexy-do-verao-chegou?seccao=LifeStyle_i

https://ionline.sapo.pt/artigo/695673/mais-sa-de-por-favor?seccao=LifeStyle

https://ionline.sapo.pt/artigo/665295/-receita-hidratacao-coma-a-sua-agua-?seccao=lifestyle_i

https://ionline.sapo.pt/artigo/626551/-receita-salada-tropical-de-arroz-selvagem-com-vinaigrette-de-citrinos-?seccao=LifeStyle_i

 

Com Amor, Respeito, muita saúde e um ótimo verão.

Sílvia

 

 

Necessita de ajuda? Agende a sua consulta de Alimentação Consciente e Nutrição Holística com a Chef. Sílvia Ferreira-Campos.


SP Clinic, sua clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa

Faça o seu agendamento através do formulário abaixo ou pelo telefone 210 993 179.
Entraremos em contato para confirmar a sua solicitação. Obrigado!

SP Clinic corpo&mente - Clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique.