Massagem terapêutica na síndrome do túnel cárpico

sindrome canal carpico

A massagem terapêutica ajuda a reduzir os sintomas da síndrome do túnel cárpico, que é uma doença dolorosa que afeta a mão e punho. Normalmente afeta o dedo polegar, indicador e médio.

 

A síndrome do túnel cárpico apresenta como sintomas:

  • dormência ou formigamento nas mãos e dedos;
  • aumento da dor ao mover sua mão ou punho;
  • fraqueza e dificuldade de agarrar objetos;
  • dor percetível no pulso, palma da mão ou antebraço;
  • aumento da dor e / ou entorpecimento ao tentar dormir;

 

Movimentos repetitivos da mão é geralmente a principal causa do túnel do carpo. Já deve estar familiarizado com a expressão LER, lesão por esforço repetitivo. Este termo é usado para descrever a síndrome do túnel do carpo, pois está associada aos movimentos repetitivos da mão. Também pode ser causada por posições das mãos inábeis, ação emocionante frequentes, a vibrações contínuas, e / ou estresse contínuo para a palma da mão. Pessoas em risco de contrair a síndrome do túnel do carpo incluem aqueles que trabalham no computador o dia todo, caixas, carpinteiros, cabeleireiros, jardineiros e mesmo mecânica.

A massagem terapêutica para a síndrome do canal cárpico ou túnel cárpico, favorece a circulação sanguínea na área afetada, melhorando a irrigação aos músculos envolventes, promovendo o relaxamento da membrana que cobre o canal cárpico, responsável pela compressão dos nervos dentro do canal ou túnel do carpo.

As técnicas de massagem para a síndrome do canal cárpico, ajudam a reduzir a dor, reestabelecer a mobilidade da mão e dedos e reduzir alguma possível inflamação local. A massagem ajuda para que o doente possa recuperar a sua saúde e retornar à sua atividade profissional com menos limitação e dor.

Veja aqui outras formas de tratamento para a síndrome do canal cárpico.

Veja aqui as massagens terapêuticas disponíveis para si e ganhe qualidade de vida.

 

Autor:

Douglas Pompermaier
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Referências 

  1. Moraska, A., Chandler, C., Edmiston-Schaetzel, A., Franklin, G., Calenda, E.L., Enebo, B. (2008). Comparison of a targeted and general massage protocol on strength, function, and symptoms associated with carpal tunnel syndrome: a randomized pilot study. J Altern Complement Med. 14(3), 259-67.
  2. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1360859212002434

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento da síndrome do canal cárpico em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Massagem terapêutica no tratamento da síndrome do túnel do carpo no centro de Lisboa, perto de si.