STRESS | BURNOUT o que comer para um bom humor

Stress Burnout comer par ao bom humor

STRESS | BURNOUT o que comer para um bom humor

... a lista de Compras o Menu Bom Humor

 

Escrito por: Chef. Sílvia Ferreira-Campos

 

Corria o ano de 1974  Herbert J. Freudenberger, foi um dos primeiros a descobrir os sintomas de esgotamento profissional.

Descrito como Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, stress e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

O burnout já faz parte da lista de doenças da OMS. A entrada do «burnout» (ou stress profissional) está programada para a nova classificação internacional de doenças da OMS, que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2022.

O stress resulta de factores internos e externos. A verdade é que tem um forte impacto nas nossas escolhas. É para muitos de nós, um factor que nos empurra a comer um bocado mais, e a grande maioria sabe que esse “um bocado a mais”, as vezes é o pacote inteiro de bolachas, a barra de chocolate, a garrafa de vinho, enfim, a lista continuaria.

Vivemos sob grande pressão. Para muitos de nós o que comemos é um escape, onde os “pequenos prazeres” são o remédio que traz aquela falsa sensação de bem-estar, infelizmente temporária e tão vazia quanto os nutrientes que oferecem. Na sua grande maioria, acompanhados de um sentimento de culpa quase maior ao prazer que sentimos, quase como uma ressaca.

Estamos a viver uma época em que o stress, ansiedade e depressão são latentes, não temos como as evitar, mas temos como as contornar.

Um dos sintomas directamente relacionados com o stress é o AFECTIVO, sendo a tristeza um deles, por isso a ideia aqui é: colocarmos mais alimentos que melhoram o nosso humor, contribuem para o nosso bem-estar, mas também para nossa saúde geral.

É por isso, que na minha lista de compras cá para casa estão sempre :

  • Azeite as gorduras boas do azeite contribuem para a nossa função cerebral
  • Azeitonas pretas ou verdes
  • Bananas ricas em vitamina B6, o que ajuda a os neurotransmissores positivos como dopamina e serotonina
  • Amêndoas, Castanhas, Nozes, Pevides de Abóbora são ricas em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e fibras. Além disso, eles fornecem triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina que melhora o humor.
  • Grão-de-bico cheio de aminoácidos, vitamina B, vitamina K e triptofano, que é clinicamente comprovado por aumentar níveis de serotonina.
  • Ovos com aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega-3, vitaminas (A, D, biotina), além de minerais como zinco e magnésio que ajudam na ansiedade.
  • Folhas verdes como espinafres, couve portuguesa, acelga e espinafre também combatem todos os tipos de inflamação e, de acordo com um novo estudo publicado na JAMA Psychiatry, a depressão severa tem sido associada à inflamação cerebral.
  • Legumes (Feijões , lentilhas e ervilhas), ricos em fibras e proteínas à base de plantas, os feijões e as lentilhas estão cheios de nutrientes saudáveis. São uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar o humor, aumentando os níveis de neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina e ácido gama aminobutírico (GABA), importantes para a regulação do humor.
  • Citrinos Um estudo japonês mostrou que cheirar cítrinos por 10 minutos ajudou a melhorar o humor dos participantes por até 30 minutos. Nem preciso comer , tenha em casa , e coloque alguns cortados na sua cabeceira.
  • Aveia fornece fibras que podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue e melhorar o humor. Também são ricos em ferro, o que pode melhorar os sintomas de humor em pessoas com anemia por deficiência de ferro.
  • Pêssegos contêm magnésio que aumenta o humor
  • Mirtilos regulam o humor e melhoram a memória
  • Abóbora no topo da lista dos alimentos quando falamos de saúde mental, fibra ajuda na digestão, e actua como prebiótico para bactérias intestinais saudáveis.
    O potássio também ajuda a regular a serotonina, o neurotransmissor que é o alvo principal dos antidepressivos. É uma boa fonte dos aminoácidos triptofano, fenilalanina e tirosina, todos associados a neurotransmissores reguladores do humor. Triptofano converte-se em serotonina
  • Frutos vermelhos ajudam no combate de varias doenças e pode diminuir o risco de depressão.
  • Beterraba os nitratos presentes nas beterrabas que ajudam a melhorar as funções cerebrais, como concentração e aprendizagem. Além disso contribui para regular o humor.
  • Chocolate preto são dispensados comentários ...
    Nota: Peixes gordos fazem também parte da lista. Se come faça questão de incluir

Menu Verão Bom Humor plant-based

Pequeno-almoçopote aveia preparado com água ou bebida vegetal
1 banana pequena mix amêndoas e noz (1 mão) e polvinhado com mel

Escapadela manhã

1 pêssego ou 2
Chá de erva Cidreira

Almoço

1 bowl de Salada de Grão-de-bico ou salada Tabbouleh de lentilhas
Água morna com uma fatia de limão

Escapadela tarde

Pote de frutos vermelhos ou 2 quadrados de chocolate preto min 70% cacau
Chá de erva Cidreira

Jantar

Salada Abóbora ,Beterraba , Espinafre
infusão de hortelã

Ceia

3 amêndoas ou uma colher de sopa de pevides de abóbora tostadas


Opte sempre por produtos locais e de estação, evite pesticidas e de preferência compre aos pequenos agricultores.

Um dia de cada vez sem pressão, mas com o compromisso de fazer melhor.

O seu corpo agradece

Com Amor Respeito e Saúde
Sílvia

 

 

Necessita de ajuda? Agende a sua consulta de Alimentação Consciente e Nutrição Holística com a Chef. Sílvia Ferreira-Campos.


SP Clinic, sua clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa

Faça o seu agendamento através do formulário abaixo ou pelo telefone 210 993 179.
Entraremos em contato para confirmar a sua solicitação. Obrigado!

SP Clinic corpo&mente - Clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique.