Tendão de Aquiles

 Tendão de Aquiles

As microlesões alem das roturas parciais e mesmo das totais, tem evoluções naturalmente diferentes, quanto á cura e regresso das pessoas em geral ou atletas á sua vida normal.

O tendão de Aquiles tem servido desde a célebre história dos gregos e troianos onde um famoso guerreiro morreu por ter sido enfraquecido com uma flecha no tendão de Aquiles.

Desde esta altura que o calcanhar de Aquiles tem sido referencia para designar as contrariedades da vida, e intimamente relacionando com a fragilidade de qualquer coisa.

O tendão de Aquiles quando lesionado e sujeito a reabilitação, pelos terapeutas manuais ou fisioterapeutas, ambos os técnicos relatam que se trata de uma reabilitação lenta e com tendências a recidivas.

Em Osteoterapia a lesão sujeita ao processo de disfunção é abordada de uma forma completa, ou seja, a pessoa com uma lesão do tendão de Aquiles seja ela qual for, no método osteoterapêutico a pessoa usufrui de uma abordagem com uma visão completa, ou seja o corpo é um todo.

A focagem simplista de a incapacidade de uma lesão num tendão de Aquiles ter o poder de fazer parar todo o resto do corpo é errada. Quando estamos presentes uma lesão de um tendão, nomeadamente a de uma tendinite aquiliana, o terapeuta tem de ter a capacidade de manter ativas as restantes articulações e estorturas do corpo sem que haja a perda de capacidade física.

O tendão de Aquiles suporta forças acima de 280kg é o tendão mais forte do corpo humano, mas também apresenta vulnerabilidades, ao ponto de contrair lesões e até mesmo rasgar por completo.

A sua fraqueza é a sua própria composição, este tendão tem muitas células hidrófilas, ou seja necessitam de muita água para regular a hidratação do tendão cuja finalidade é o correto desempenho mecânico.

Para manter as suas capacidades elásticas o tendão tem de ser repetidamente alongado, geralmente antes e depois dos treinos, no caso de atletas e regulares exercícios ao tendão no caso das pessoas mais sedentárias.

O tendão de Aquiles também é igualmente enervado e alguns autores defendem que as tensões emocionais e psíquicas podem afetar a integridade do tendão fragilizando o mesmo e proporcionar o aparecimento de lesões.

 

Achilles Tendon spclinic osteopatia lesao acupuntura lisboa

 

O uso excessivo do tendão nos impactos contra o solo ou o excesso de peso que aumenta a carga suportada pelo tendão de Aquiles em tarefas tais como o caminhar, pode constituir o que chamamos de o verdadeiro Calcanhar de Aquiles.

Traduzindo para tendinites a forma de expressão de um desgaste mecânico pela perda da sua viscoelasticidade que pode ser expressada pelo simples gesto de subir umas escadas, dar um salto, ou simplesmente ir dar um passeio de bicicleta.

Assim a atitude do terapeuta deve ser essencialmente na prevenção para evitar o aparecimento de qualquer lesão, podendo até ser o tendão de Aquiles, e neste caso o aconselhamento de calçado apropriado, alongamento e principalmente uma boa hidratação.

 

Autor: Paulo Pavão – Osteopata

 

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento do tendão de aquiles em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento para a dor aquiliana. No centro de Lisboa, perto de si.