Dor ciática – causas e tratamento

tratamento da ciatica

O que é dor ciática – nervo ciático – ciatalgia

sciatic nerve adamO nervo ciático é o nervo mais longo do nosso corpo, indo desde a coluna lombar até os pés, passando pelos glúteos, coxas e pernas. Ao longo do seu trajeto, vários ramos são lançados de forma a inervar as estruturas dos membros inferiores, como músculos, articulações e pele.

A ciatalgia, também conhecida como dor ciática, origina-se pela compressão e/ou inflamação do nervo ciático. A dor ciática uni ou bilateral pode manifestar-se desde a zona lombar até aos pés. É uma manifestação dolorosa e intensa, que se caracteriza por uma sensação de formigueiro, por vezes com dores tipo facada, com diminuição da sensibilidade, dificuldade na locomoção, redução de força muscular e atrofia no membro atingido.

Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 70% da população Mundial sofre pelo menos uma vez de Ciática ou Lombociatalgia.

Deve-se compreender que a ciática não é a causa do problema, mas sim um conjunto de sintomas e manifestações da compressão e/ou inflamação do nervo ciático.

Causas da ciática

A principal causa de compressão do nervo ciático e, consequentemente, de dor ciática é a hérnia de disco na coluna lombar. Outras causas de compressão do nervo ciático são a espondilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre a outra), traumas, tumores ou infeções da coluna lombar, estenose (estreitamento) do canal vertebral onde passa a medula, osteófitos (bico de papagaio) ou artrose da coluna.

Outra causa possível de dor do nervo ciático é uma condição chamada síndrome do músculo piriforme. Este problema surge quando o músculo piriforme, localizado na região glútea, sofre um espasmo e provoca compressão do nervo ciático que passa por baixo do mesmo.

Sintomas

Quando um nervo é comprimido, ele fica inchado e inflamado, provocando dor ao longo do seu trajeto e, em alguns casos, perda da força muscular e da sensibilidade tátil.

No caso específico da compressão do nervo ciático, o sintoma mais comum é uma dor lombar que irradia unilateralmente para o glúteo, descendo pela parte posterior da coxa e lateral da perna e do pé.

A intensidade da dor varia muito de pessoa para pessoa. Ela pode ser leve, causando apenas desconforto ou queimação ocasional, pode originar apenas dor na região lombar ou nádega, como pode descer ao longo da perna até aos dedos do pé. Em casos mais graves, porém, a dor pode ser excruciante, impedindo o paciente de ficar em pé. Uma sensação de choque elétrico pelo trajeto do nervo também é comum.

A ciatalgia pode piorar após esforço, tosse ou espirro. Ficar sentado por longas horas também costuma agravar os sintomas da dor ciática.

Além da dor, a compressão do nervo ciático também pode provocar dormência, formigamento ou redução da força muscular no membro acometido. Em casos graves, o paciente pode apresentar incontinência urinária ou fecal.

Ciática e Medicina Tradicional Chinesa

História da acupuntura e ciática em Portugal

A acupuntura e a medicina tradicional chinesa (MTC) chegaram a Portugal e à Europa pelas mãos dos Jesuítas Portugueses, que trouxeram dos mares da China esse “misterioso método” (misterioso para a época) e que ensinaram aos ferreiros (homens que trabalhavam o ferro), a utilizarem um ferro, que terminava em bico, que depois de aquecido ficava com a ponta em brasa, cauterizando deste modo no ponto certo, o nervo ciático, através de um ponto da orelha.

Este trabalho era destinado a alguns ferreiros, e desta forma os mais aptos para desempenharem essa tarefa. No entanto era um processo muito primitivo, mas que funcionava, em especial ou na maior parte das vezes quando se tratava de casos agudos, mas também nalguns casos crónicos, mas era uma forma prática e natural das pessoas do nosso país se tratarem de uma maneira mais correta e que de facto proporcionava excelentes resultados.

Este tratamento ficou enraizado e encaixado nas formas populares de tratamento, em especial nas pessoas mais humildes, mas também nalgumas mais abastadas. Deste modo a ciática é uma das patologias em que a MTC com as suas várias formas de tratamento (Acupuntura, Fitoterapia, Tuiná, Qi Gong, Moxabustão, Ventosas e Emplastros) tratou desde sempre até aos dias de hoje, evoluindo tanto nas técnicas como no próprio material, que provaram ao longo destes anos a sua eficácia, desde que bem diagnosticada e tratada.

Etiologia

Algumas das possíveis causas da ciática:

  • Trabalho físico excessivo;
  • Actividade sexual excessiva;
  • Gravidez e parto;
  • Excesso de trabalho;
  • Exercício inadequado;
  • Factores emocionais persistentes;
  • Obesidade.

 

  • Trabalho físico excessivo
    O excesso de atividade física esgota a energia dos rins, baço-pâncreas e debilita o sangue. Estes enfraquecidos podem afetar a estrutura óssea e muscular de todos o corpo, principalmente a zona lombar.
  • Atividade sexual excessiva
    O excesso de atividade sexual esgota o Qi dos Rins, o Qi deficiente do rim falha em nutrir e fortalecer os músculos das costas, causando quadros crónicos de dores (não agudos) que por sua vez irão afetar o nervo ciático, cuja dor vai irradiar pela parte posterior da perna ao calcanhar.
  • Gravidez e parto
    A gravidez e o parto podem enfraquecer o organismo, em particular os rins. A gravidez e o parto não se constituem por si só em causa da dor ciática. Somente o serão se neste caso a mulher for de constituição fraca, naquelas que não se resguardam o suficiente após o parto ou ainda nas “Multíparas”, com partos sucessivos.
  • Excesso de trabalho
    O trabalho excessivo, praticado por muitos anos e durante longas horas sem o adequado repouso, esgota e bloqueia todo o organismo, estando na origem do stress e de muitas outras patologias.
  • Exercício inadequado
    A falta ou a pouca frequência de exercício físico enfraquece a estrutura músculo-esquelética e bloqueia o livre fluir de qi, causando desequilíbrio estrutural e respetiva dor. O sedentarismo colabora e muito para o estado de saúde.
  • Fatores emocionais persistentes
    O emocional tem muita relevância no aparecimento de dores lombares e no desenvolvimento da dor ciática.
    O livre fluir do Qi, é responsabilidade do fígado, que o faz circular por todo o organismo. Quando um paciente refere perturbações emocionais como irritabilidade, preocupação ou mesmo medo em excesso, isso pode conduzir a uma estagnação de Qi.
    O Qi estagnado vai enfraquecer os músculos e tendões, limitar os movimentos e fazer contrair o nervo Ciático, conduzindo deste modo a lombalgias com dores a irradiar pela perna, logo referenciado como “dor ciática”.
  • Obesidade
    O excesso de gordura corporal pode aumentar a pressão sobre a coluna vertebral lombar e causar danos a ela por sobrecarga aos músculos e ligamentos podendo provocar a dor nas costas, chamada de lombalgia e consequentemente, levar também à ciática. A obesidade quase sempre apresenta um quadro de excesso (Humidade-Mucosidade) com deficiências mais ou menos agravadas. A HM bloqueia e estagna a circulação de qi e sangue nos meridianos e nos músculos, instala-se nos ossos e origina a dor ciática.

O diagnóstico para o tratamento em medicina tradicional chinesa terá em conta os seguintes critérios:

  • observação
  • interrogatório
  • palpação
  • verificação do pulso
  • observação da língua

Para um bom diagnóstico da ciática em medicina tradicional chinesa, é importante estabelecer e caracterizar a dor segundo o diagnóstico diferencial da medicina tradicional chinesa.

  • A dor severa, do tipo facada, sugere estagnação de QI e Sangue na região.
  • Por outro lado dor surda indica um quadro de Deficiência
  • Se a dor melhorar com o exercício moderado, é proveniente de estagnação local
  • Se melhorar com o repouso é proveniente de uma Deficiência dos Rins
  • Caso a dor melhore pela manhã e apresente melhora gradativa, indica invasão de Frio
  • Se piora ao levantar e vai melhorando gradativamente ao longo do dia sugere que seja Bi Frio e ou Humidade-Frio
  • Se a dor melhorar pela manhã ao levantar e piorar gradativamente durante o dia, é proveniente de uma Deficiência dos Rins
  • Se a dor piorar com o clima Frio e Húmido, sugere invasão externa de Frio- Humidade
  • Se não sofre com alterações com mudanças climatéricas, é trauma ou Deficiência de Rins

Tratamento da ciática

O tratamento da dor ciática pode ser efetuado em casa naturalmente com aplicação de calor ou cataplasma local de argila verde ou gengibre, por exemplo. Porém caso a dor persista deve procurar um especialista, uma vez que a dor ciática é apenas a manifestação de um problema, devendo ser efetuado um diagnóstico e respetivo tratamento para a causa da ciatalgia.

A medicina tradicional chinesa, através da acupuntura, massagem tuiná, moxabustão, ventosas, fitoterapia e dietética, ajuda-lhe tanto em quadros crónicos como agudos de dor ciática. É a terapia mais indicada para quadros inflamatórios do nervo ciático.

A osteopatia através das manipulações e técnicas manuais é também uma excelente terapia. É a mais indicada para os casos de ciatalgia em que não haja processo inflamatório.

Massagem Terapêutica em muitos casos é suficiente para eliminar a dor e tratar a causa da dor ciática. Tanto a osteopatia como a medicina tradicional chinesa utilizam de técnicas de massagem nos seus tratamentos. Massagem tuiná, thai yoga e ayurvédica são as ideias nessas situações.

Prevenção

A prevenção varia de acordo com a causa do dano nervoso. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Evite sentar ou deitar pressionando as nádegas por um longo tempo;
  • No trabalho, levante-se e alongue-se após passar muito tempo sentado;
  • Não ande descalço em piso frio;
  • Mas também evite ficar na mesma posição mais que 90 min consecutivos;
  • Procure manter a postura correta;
  • Pratique sempre exercícios físicos regulares, Qi Gong (ChiKung), Tai Chi, Yoga, Caminhadas…;
  • Alimente-se corretamente, evitando os excessos alimentares;
  • Beba pelo menos 1 litro de água diariamente.

 

Autor:

Douglas Pompermaier
Especialista de Medicina Tradicional Chinesa

 

Referências:

Sociedade Europeia de Patologia da Coluna
http://www.eurospine.org

Sociedade Americana de Patologia da Coluna
http://www.spine.org

MD Saúde
http://www.mdsaude.com

Maciocia, Giovanni“A Prática da Medicina Chinesa”

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento da dor ciática em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento para o nervo ciático inflamado e ciatalgia. No centro de Lisboa, perto de si.