Fasceíte Plantar | Tratamento

O Que é a Fasceíte Plantar

Trata-se de uma síndrome dolorosa que afeta a sola do pé, sendo das causas mais comuns de dor no calcanhar. A Fasceíte ou Fascite plantar, caracteriza-se pela inflamação da fáscia plantar e respetiva dor local. A fáscia plantar é um ligamento existente na planta (sola) do pé e que liga o calcâneo (calcanhar) aos dedos do pé, sendo muito importante para os movimentos do mesmo.

Características

A dor característica da fasceíte plantar é geralmente sentida na parte de trás do calcanhar e é mais intensa durante os primeiros passos do dia. Indivíduos com fasceíte plantar frequentemente apresentam dificuldade para realizar a dorsiflexão do pé (o movimento de elevar o pé em direção à canela). É frequentemente causada por lesão de esforços repetitivos (LER), excesso de peso (obesidade) e pé cavo (chato).

Tratamento da Fasceíte Plantar

DorsiplantarO tratamento para fasceíte plantar é geralmente feito à base de medicamentos (analgésicos para reduzir

a dor e anti-inflamatórios para diminuir a inflamação) e fisioterapia.

A Medicina Tradicional Chinesa e a Osteopatia também podem ser seus aliados para o tratamento da fasceíte plantar, através da acupuntura, moxabustão, massagem tuina e das manipulações osteopáticas que visam relaxar as tensões musculares relacionadas com o calcâneo, aliviar a dor e reduzir a inflamação da fáscia plantar.

Em casa poderá experimentar alguns tratamentos alternativos e naturais como a aplicação local da argila (ver aqui como) ou gengibre fresco ralado 3 ou 4 vezes ao dia durante 30 minutos, combinados banhos de água fria no pé várias vezes ao dia para ativar a circulação sanguínea local.

Exercícios específicos também são recomendados, como o alongamento da fáscia plantar e outros que visam fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que estabiliza o tornozelo e o calcanhar.

Para tal, procure ajuda junto do seu médico e/ou terapeuta para saber se o tratamento natural para a fasceíte aplica-se no seu caso.

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento da fasceíte plantar em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento para a fasceíte. No centro de Lisboa, perto de si.