O tratamento com acupuntura é realizado através da inserção suave de agulhas muito finas e estéreis em áreas específicas (meridianos) do corpo para promover a saúde e o equilíbrio emocional e físico.
As agulhas de acupuntura são feitas de aço inoxidável de qualidade médica, cirúrgico. Em geral são indolores, ou causam uma sensação suave – na maioria das vezes os pacientes descansam confortavelmente ou adormecem durante o tratamento.
A consulta de acupuntura e o respetivo tratamento são realizados na mesma sessão. Os nossos profissionais irão avaliar a sua condição e determinar em conjunto consigo a utilização de outras terapias em simultâneo com a acupuntura, desde a auriculoterapia, massagem tuiná, ventosaterapia, moxabustão, fitoterapia ou outras.
Na nossa clínica de Acupuntura em Lisboa é possível realizar o tratamento sem agulhas, através do Laser, Eletroestimulação ou outras formas não invasivas e totalmente indolor.
A eficácia do tratamento de acupuntura tem sido amplamente investigada por aumentar a imunidade, regular a pressão arterial, frequência cardíaca, equilíbrio hormonal, alívio da dor, etc.. e tratar condições comuns. Veja aqui a lista de patologias tratáveis segundo a Organização Mundial da Saúde OMS.
Nos EUA, algumas instituições como o Instituto Nacional de Saúde (NIH), Instituto Nacional do Cancro (NCI), Centro Médico de Harvard e Universidade de Stanford elogiaram o seu impacto tanto paliativamente como em cuidados preventivos.
Praticada em toda a China, Japão e Coreia durante milhares de anos, a Acupuntura está agora presente em clínicas e hospitais por todo o mundo. A acupuntura é uma componente chave da Medicina Tradicional Chinesa.
Tipos de Acupuntura
São várias as formas de estimular os pontos de acupuntura espalhados por todo o corpo. Em nossa clínica em Lisboa você encontra o tratamento ideal.
- Acupuntura clássica – Através da inserção de agulhas finas que penetram poucos milímetros abaixo da pele;
- Auriculoterapia – No pavilhão auricular existem centenas de pontos que representam um microssistema de todo o corpo. Estes pontos podem ser estimulados de diversas formas, a nossa preferida é através da eletroestimulação seguida da aplicação de esferas metálicas. Estas ficam coladas no ponto, e devem ser pressionadas todos os dias até que se soltarem naturalmente da pele ou durante o período estabelecido pelo terapeuta;
- Laserterapia – Trata-se de uma excelente opção para as pessoas que não toleram agulhas. É um tratamento totalmente indolor e com os mesmos efeitos que a acupuntura clássica, com agulhas. A estimulação é realizada com laser de diodo com comprimentos de onda de 660nm e/ou 808nm.
- Eletroacupuntura – Os pontos são estimulados através da utilização de aparelhos eletrónicos que emitem corrente elétrica de baixa intensidade. Pode ser utilizada em conjunto com as agulhas ou ainda sem a inserção das mesmas;
- Reflexologia – Além do pavilhão auricular, ainda existem microssistemas nas mãos e nos pés, sendo que estes podem ser estimulados com agulhas ou com massagem nas zonas específicas a tratar;
- Intradérmicas – Existem pequenas agulhas que em determinadas situações podem ficar inseridas no corpo durante alguns dias. Estes ficam sensivelmente a 3mm abaixo da pele e são facilmente removidas pelo próprio paciente. Quando bem inseridas não causam qualquer desconforto, por vezes até são esquecidas assim como na Auriculoterapia;
- Shonishin – Técnica com diferentes utensílios sem a inserção de agulhas no corpo. Ideal para crianças;
- Entre outras técnicas.
Tratamentos com Acupuntura
Acupuntura para Deixar de Fumar
Deixar de fumar através da acupuntura é uma solução natural, com efeito cumulativo e duradouro. Todo o processo de desabituação e de desintoxicação do organismo é estimulado com a utilização da acupuntura. Para vencer o vício do tabaco é necessário não somente deixar de fumar, como também é imprescindível colmatar os sintomas da dependência da nicotina que vão surgindo com o passar do tempo. Muitas pessoas que sofrem "recaídas" apresentam sintomas de ansiedade e nervosismo bastante vincados.
A acupuntura favorece a libertação da nicotina acumulada no organismo, reduz o desejo de fumar, diminui a ansiedade e o nervosismo, inibindo os sintomas de abstinência.
Saiba mais: tratamento para deixar de fumarAcupuntura para Engravidar
Estima-se que cerca de 10% da população apresenta dificuldade em engravidar e até mesmo infertilidade, um processo muitas vezes doloroso e psicologicamente desgastante para o casal.
A acupuntura e a medicina chinesa ajudam a atingir o objetivo da concepção de forma natural, inclusivamente em conjunto com outras formas de tratamento.
A acupuntura para engravidar aumenta o fluxo sanguíneo no útero, ajuda a regular o ciclo menstrual, promove a ovulação e melhora a qualidade do óvulo, atua na libertação e regulação hormonal, regula o eixo hipotalâmico-pituitário-ovariano e alivia o stress. A acupuntura e a medicina chinesa são, assim, opções válidas para quem deseja engravidar.
Saiba mais: tratamento para infertilidade feminina e masculinaAcupuntura para Ansiedade
A ansiedade é um distúrbio que afeta o corpo e a mente. Os seus sintomas são frequentemente incapacitantes e limitativos, dificultando o dia-a-dia, relações sociais e afetivas. Trata-se de uma doença psicossomática que pode evoluir para condições ainda mais severas e preocupantes.
A acupuntura no tratamento da ansiedade tem como objetivo principal, reduzir e prevenir as crises de ansiedade, aliviando todos os sintomas que a acompanham. A ansiedade altera o metabolismo deixando-o mais suscetível à própria ansiedade. Com a ajuda da acupuntura é possível romper este ciclo vicioso e reestabelecer a saúde física e mental.
Saiba mais: tratamento para a ansiedadeAcupuntura para Depressão
A depressão é uma doença real, não é stress ou mero mal-estar. O tratamento com acupuntura para depressão e perturbações do humor, favorece a regulação hormonal, libertação de neurotransmissores e tem ação moduladora do sistema nervoso central.
A acupuntura alivia os sintomas da depressão de forma natural, sem habituação e efeitos secundários.
Saiba mais: tratamento para a depressãoAcupuntura para Dormir
Problemas de sono ou insónia, como incapacidade em adormecer com facilidade, acordar durante a noite e/ou não conseguir voltar a adormecer, sono agitado ou com muitos sonhos e ainda despertar muito cedo, são perturbações que podem ser tratadas com a ajuda da acupuntura e da medicina chinesa.
Os tratamentos com acupuntura para dormir melhoram e ajudam a resolver todos os sintomas de noites mal dormidas, que por sua resultam stress diário, cansaço, falta de paciência, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Saiba mais: tratamento para a insóniaAcupuntura para Dor
Está comprovada a eficácia da acupuntura no tratamento da dor, na redução da dor associada à osteoartrite, cefaléia crónica, dor no ombro, dor músculoesquelética não específica, dor cervical e dor nas costas.
Comprovou-se ainda a eficácia da eletroacupuntura e do seu mecanismo anti-inflamatório em casos de dor como a ciática.
Saiba mais: tratamentos para a dor crónica ou persistenteAcupuntura para mais de 140 tipos de tratamento
A Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com mais de 140 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.
📰 Traduzimos a lista e colocamos em nossa artigo: O resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica.
Constam as afeções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.
Condições mais tratadas nas consultas de acupuntura
A acupuntura atua nas mais variadas condições de saúde, tanto nas doenças crónicas e musculoesqueléticas, como no stress diário e resfriados.
Atendemos frequentemente pessoas que simplesmente necessitam de relaxar por um momento e aliviar o stress do dia-a-dia ou tratar situações de saúde mais preocupantes.
Algumas das condições tratadas com maior frequência nas consultas de acupuntura em Lisboa:
Digestivas
- Indigestão;
- Sensação de enfartamento e dilatação abdominal;
- Flatulência (gases);
- Náusea e vómitos;
- Azia e soluços;
- Aftas na boca;
- Gastrite e refluxo esofágico;
- Alterações do apetite;
- Obstipação e diarreia;
- Doença de crohn, colite, síndrome do intestino irritável;
- Úlceras, hemorroida e fissuras.
Respiratório
- Resfriados e constipações;
- Alergias sazonais;
- Gripes;
- Bronquite;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Sinusite e rinite;
- Deficiência do sistema imunitário e asma.
Endócrino / Hormonal
- Diabetes;
- Hipotiroidismo;
- Hipertiroidismo;
- Saúde da mulher.
Oncologia
- Efeitos secundários da quimioterapia e radioterapia;
- Náuseas e vómitos;
- Falta de apetite e fadiga;
- Afrontamentos;
- Boca e pele secas.
Sono
- Insónia:
- Dificuldade em adormecer;
- Acordar várias vezes durante o sono;
- Dificuldade em voltar a adormecer;
- Acordar muito cedo;
- Pernas irrequietas;
- Sono não reparador;
- Muitos sonhos.
Geral / Dores
- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Cansaço e fadiga crónica;
- Controle do peso;
- Ciática e lombalgia;
- Dores no joelho e dor generalizada;
- Artroses e processos degenerativos ósseos;
- Escoliose, perna curta e alterações esqueléticas;
- Fibromialgia;
- Tendinites, bursites e inflamações;
- Síndrome do canal cárpico;
- Dores musculares gerais ou localizadas;
- Paralisias faciais;
- Dores neuropáticas;
- Recuperação pós AVC;
- Fadiga muscular e fraqueza;
- Tensão muscular e bruxismo;
- Zumbido nos ouvidos;
- Tabagismo e dependência química.
Emocionais
- Depressão e ansiedade;
- Stress;
- Ataques de ansiedade e pânico;
- Inquietude e fobias;
- Alterações de humor frequentes;
- Irritabilidade e falta de paciência.
Dermatológicas
- Eczema e psoríase;
- Acne e alergias;
- Urticária e dermatites;
- Rosácea Couperose e melasma.
Geniturinário
- Infeção urinária aguda ou recorrente;
- Enurese;
- Incontinência urinária;
- Prostatite;
- Candidíase;
- Comichão genital.
Autoimunes
- Artrite reumatoide;
- Tiroidite de Hashimoto;
- Lúpus eritematoso sistémico;
- Síndroma de Sjögren.
Saúde da Mulher
- Infertilidade;
- Dores menstruais (dismenorreia);
- Ciclo menstrual irregular;
- Ausência de menstruação (amenorreia);
- Síndrome dos ovários poliquísticos (SOP);
- Endometriose e adenomiose;
- Candidíase;
- Menopausa;
- Saiba mais sobre a saúde da mulher aqui.
Marque uma Consulta de Acupuntura em Lisboa:
Ligue ou preencha o formulário abaixo. Nós o ajudamos a escolher o melhor tratamento para os seus objectivos.
Telefones:
Tel: 210 993 179
Tlm: 917 917 404
Atendimento: 2ª a 6ª - 10h as 19h
Chamar no WhatsAppEndereço da Clínica:
Rua Dom João V, 15 C, Lisboa (📍mapa)
A clínica fica no centro de Lisboa, junto ao Largo do Rato. Próximo ao Edifício Amoreiras, Jardim das Amoreiras e Campo de Ourique.
SP Clinic Corpo & Mente - Clínica de Acupuntura em Lisboa: Somos Especialistas nos Tratamentos de Saúde e Estética em Portugal.
Como funciona a Acupuntura?
A Acupuntura é regida pelos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Os pontos de Acupuntura onde serão inseridas as agulhas pertencem na sua grande maioria aos meridianos. Os meridianos são trajetos que estão relacionados com órgãos e vísceras, abrangendo o corpo na sua totalidade. Além dos meridianos principais ou regulares que são 12, encontramos ainda os meridianos extraordinários, tendinomusculares, distintos e os LUO. Pode-se fazer uma comparação com o sistema circulatório, onde as artérias se ramificam e dividem desde o coração até aos capilares, e as veias que partem dos capilares até aos pulmões e coração.
Os pontos de Acupuntura funcionam como centros ou vortex energéticos, onde a energia se concentra. Esses pontos ao serem punturados terão determinada ação no organismo. Existe muita literatura acerca das funções dos pontos, porém um ponto sozinho – a não ser que muito bem escolhido – não chega para realizar um tratamento eficaz, é necessária uma seleção criteriosa tendo em conta a combinação, a natureza, a função, o meridiano, característica do paciente e muitos outros parâmetros que não podem ser ignorados para o sucesso do tratamento.
A Acupuntura procura regular e reestabelecer a homeostasia energética do organismo. Os sintomas e as queixas relatadas durante a consulta são fundamentais para o Especialista de Medicina Tradicional Chinesa compreender onde e quais são os desequilíbrios que originam determinada sintomatologia. Através da Acupuntura – por vezes em conjunto com outras terapias – procura-se atingir o equilíbrio do yin e do yang, duas energias opostas e complementares, como o dia e a noite, alto e baixo, interno e externo… Toda doença apresenta alteração na relação entre yin e yang, que formam um equilíbrio dinâmico: quando um aumenta o outro diminui. O desequilíbrio é apenas circunstancial, porque quando um cresce em excesso, força o outro a se concentrar, o que acaba por provocar nova transformação. Por exemplo, excesso de vapor nas nuvens (yin) provoca a chuva (yang).
Há uma descrição no “Taijitu shuo” de Zhou Dunyi: “O vazio infinito produz o TAO; o movimento do TAO gera o Yang; quando o movimento se torna extremo, transforma-se em paz de espírito e, a paz de espírito, gera o Yin; quando a paz mental se torna extrema, transforma-se novamente em movimento, yang. O movimento e a paz de espírito, uma coisa origina a outra, o Yin e o Yang são diferentes e opostos.” É desta forma que o “TAO gera Yin e Yang” e “Quando os dois interagem um com o outro, uma infinidade de coisas acontecem. Desta forma, uma coisa produz a outra e as mudanças são infinitas.”
São essas transformações e mutações em que a Acupuntura visa atuar. Reequilibrando assim o organismo e favorecendo a harmonia física, fisiológica, emocional e psíquica do ser.
A Acupuntura e a MTC atuam da mesma maneira que um florista ao cuidar das suas plantas, é necessário avaliar a qualidade da terra, a cor das folhas, os ramos que estão a mais, as ervas daninhas e a quantidade de água e sol ideais, estando tudo em plena harmonia entre o yin e yang.
Leia mais: Leis e funcionamentos da Medicina Tradicional Chinesa
História da Acupuntura em Portugal
Os antigos mestres chineses descobriram após muita experimentação que certas e específicas zonas do corpo quando estimuladas atuavam em determinadas patologias. Surgiu assim a Acupuntura. Mais tarde os pontos de Acupuntura foram ligados aos órgãos e as vísceras, originando os trajetos por onde a energia de cada órgão e víscera circulam, hoje conhecidos por meridianos. Inicialmente as agulhas utilizadas eram feitas de pedra - Bian - passando ao ouro e agora feitas com material cirúrgico, muito mais seguro, higiénico, inquebrável e indolor.
Esse sistema passou de rudimentar na sua origem, para bastante complexo e estudado nos dias de hoje, onde diversos estudos científicos comprovam as suas funções e indicações.
A Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa chegaram a Portugal e à Europa pelas mãos dos Jesuítas Portugueses, que trouxeram dos mares da China esse “misterioso método” (misterioso para a época) e que ensinaram aos ferreiros (homens que trabalhavam o ferro), a utilizarem um ferro que terminava em bico, que depois de aquecido ficava com a ponta em brasa, cauterizando deste modo no ponto certo, o nervo ciático, através de um ponto da orelha. Este trabalho era destinado a alguns ferreiros e desta forma os mais aptos para desempenharem essa tarefa. No entanto era um processo muito primitivo, mas que funcionava, em especial ou na maior parte das vezes quando se tratava de casos agudos, mas também nalguns casos crónicos. Era uma forma prática e natural das pessoas do nosso país se tratarem de uma maneira mais correta e que de facto proporcionava excelentes resultados.
A Acupuntura caracteriza-se pela inserção de pequenas e finas agulhas nestes pequenos pontos. De maneira a evitar o desconforto da picada da agulha e da técnica de inserção, utiliza-se no ocidente um pequeno tubo que envolve a agulha para que a sua inserção seja rápida e o mais indolor possível. Após a inserção das agulhas o paciente poderá experimentar variadas sensações no ponto ou num trajeto, como por exemplo, o calor, frio, comichão, formigueiro, peso, dormência, distensão muscular, choque elétrico, entre outras. As agulhas ficam retidas no corpo em média 15 a 20 minutos, podendo ficar mais ou menos tempo consoante o quadro clínico e diagnóstico apresentado.
Graças às suas múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a acupunctura tem hoje uma projeção mundial, sendo mesmo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - para tratamento de múltiplas doenças. [+] Ver mais...
A Acupuntura não pode nem deve ser uma prática isolada. É parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, e como tal, a sua aplicação é dependente de um diagnóstico de acordo com os princípios da MTC. Não existem pontos de Acupuntura “mágicos” capazes de curar ou reestabelecer a saúde do doente, mas sim um conjunto de pontos cuja a escolha depende de um bom diagnóstico diferencial dos sintomas e sinais, verificação do pulso e da língua e da palpação para a confirmação dos meridianos e pontos a serem tratados. Desta forma a Acupuntura e a MTC são capazes de ajudar e até mesmo curar diversas afeções e patologias.
Existe hoje outra “forma de Acupuntura”. É a chamada Acupuntura médica ou dry needle. É realizada normalmente por médicos ou outros profissionais de saúde que utilizam a Acupuntura como coadjuvante aos seus tratamentos. Esta forma de Acupuntura não é regida pelo sistema ou princípios da MTC. É uma forma de tratamento onde as agulhas normalmente são inseridas em locais específicos de acordo com o sistema nervoso. É diferente da Acupuntura tradicional tanto pelo seu diagnóstico como pelo tratamento em si.
Acupuntura: Preços
O preço da consulta de acupuntura poderá variar de acordo com o número de sessões e periodicidade das mesmas.
Os preços das sessões de acupuntura variam entre 40 e 60 euros.