Osteopatia Para Gestantes

Osteopatia para Gestantes em Lisboa

A Osteopatia para Gestantes é cada vez mais uma realidade para muitas mulheres, que recorrem aos tratamentos como forma de alívios das suas queixas . A Osteopatia para grávidas é altamente indicada e segura. A osteopatia é uma abordagem manual suave e segura para o bebé, ajudando a aliviar os desconfortos no corpo da futura mamã.

Os ajustes teciduais realizados na sessão de osteopatia, são indicados não apenas nos diferentes trimestres da gravidez, como também na preparação para o parto e no período pós-parto.

O Osteopata preocupa-se tanto com as estruturas ósseas e musculoesqueléticas da mãe, como com o bebé e os órgãos do ambiente uterino, e especialmente com a harmonia entre todos.

O acompanhamento de grávidas pelo osteopata é essencial, tanto no que respeita ao pré como pós-parto.


Osteopatia para Gestantes: Como Funciona

São inúmeras as alterações que o corpo da mulher sofre, tanto a nível físico, químico, hormonal e emocional, pelo que o tratamento de Osteopatia na gravidez pode ser uma grande mais valia.

Na gestação o aumento de peso irá, por si só, criar um desequilíbrio postural que irá levar a uma alteração do centro de gravidade, bem como, a alterações nas curvaturas da coluna que irão levar a compressões, com destaque sobre a região lombo-sagrada, justificando assim o aparecimento de ciatalgias ou dor ciática na gravidez, devido a toda a compressão nervosa dessa região.

A libertação hormonal irá levar a laxidão ligamentar, que será essencial para o trabalho de parto, porém predispõem o corpo da grávida para mais tensões e possíveis lesões. A progesterona a par do referido, leva à obstipação durante a gravidez, o que provoca ainda mais a tendência para se sofrer de lombalgias ou dor lombar durante a gravidez.

No que respeita à parte nervosa e visceral, ocorrem uma serie de tensões que vão propiciar um défice de retorno venoso devido também, à perda de elasticidade das paredes venosas, estando na origem de cãibras, sensação de pernas cansadas e inchaço dos tornozelos.

Encontre profissionais qualificados e experientes no tratamento de Osteopatia para Grávidas, na nossa clínica em Lisboa.

Osteopatia no Pré-Parto

O Osteopata durante a gravidez, irá focar-se na mobilização dos ossos e estruturas da bacia de forma a facilitar a sua expansão. A libertação da musculatura do pavimento pélvico e o reforço muscular do períneo também serão trabalhados, com o intuito de facilitar o trabalho de parto.

O tratamento pré-parto é feito a par à fase da gestação, ou seja, num primeiro momento o tratamento incide sobre a região torácica pois está ligada à parte nervosa digestiva, para desta forma combater todos os sintomas deste aparelho como a azia, náuseas, etc.

Posteriormente e com o aumento da curvatura, poderão ocorrer compressões nervosas e desencadear o aparecimento de pubalgias, ciáticas e lombalgias, sensação de pernas cansadas, inchaço dos tornozelos. Para além disso, durante a gravidez serão avaliadas todas alterações músculo-esqueléticas e as queixas mais recorrentes das grávidas, tais como, as ciatalgias (dor ciática) e pubalgias (dor na região pubiana).

Osteopatia no Pós-Parto

A osteopatia também é de grande ajuda para a mãe após o parto. O tratamento centra-se na readaptação do corpo aos efeitos do parto.

Após o parto, geralmente o sacro entra em torção e será fundamental a aplicação de técnicas de mobilização manuais sobre o mesmo. Em alguns casos, a bacia fica bloqueada no parto, podendo essa alteração estar na origem da depressão pós-parto, uma vez que o bloqueio sacro irá afetar a normal função neurotransmissores de bem-estar, como a serotonina, que poderão estar diminuídos. Neste caso a terapia sacro-craniana resulta muito bem e é capaz de aliviar os sintomas de depressão pós-parto.

Os tecidos das mulheres grávidas sofreram um certo nível de restrições que, de preferência, devem ser corrigidos sem demora, a fim de evitar problemas futuros.

É fundamental a reequilibração de todas as estruturas “afetadas” com ênfase para a lombar e bacia. A parte cicatricial também faz parte do tratamento neste período.

Agendar Consulta

Benefícios da Osteopatia na Gravidez

Não é incomum que o corpo da mulher grávida precise de ajuda para manter seu equilíbrio. O Osteopata sabem como identificar as causas desses desequilíbrios. Aqui estão alguns exemplos de técnicas usadas com frequência em mulheres grávidas numa sessão de osteopatia:

  • A palpação abdominal suave para ajudar a encontrar as tensões ligamentares que podem ser a causa das dores nas costas ou dor pélvica;
  • A manipulação suave dos ossos e articulações da área pélvica, a fim de promover um posicionamento correto do bebé durante a gravidez e o parto;
  • Os alongamentos e exercícios suaves para ajudar a mulher grávida a recuperar e manter uma respiração fluída durante a gravidez e o parto.

Quando recorrer a Osteopatia na gravidez

A osteopatia para gestantes pode ajudar a prevenir ou tratar uma ampla gama de condições pré e pós-natal, sozinha ou em conjunto com outras terapias. O osteopata pode apoiar e ajudar efetivamente na gestão de muitas queixas comuns associadas à gravidez e ao período pós-natal, incluindo:

Osteopatia para Gestantes: Quando iniciar os tratamentos

Após os primeiros três meses de gestação é o período ideal para se iniciar com os tratamentos de Osteopatia.

Quando parar com os tratamentos de Osteopatia durante a Gravidez

O tratamento de Osteopatia para gestantes é contraindicado nos últimos dois ou três meses de gestação.

Como aliviar a dor na grávida no últimos 3 meses de gestação?

Como a osteopatia não é recomendada nesta altura, pode realizar a nossa massagem para grávidas. É totalmente segura e ajuda bastante a reduzir a dor e inchaço.

Agendar Consulta

Osteopatia para Gestantes: Preços

A consulta e respetivo tratamento de Osteopatia tem o valor €60,00.
Entre em contato connosco e agende a sua primeira visita, fique a conhecer a nossa equipa e o espaço.
SP Clinic, o seu Centro Pré e Pós Parto em Lisboa.


Osteopatia para Gestantes: Testemunhos

Clique aqui e veja o que dizem os nossos clientes sobre os nossos tratamentos de Osteopatia para grávidas e os nossos terapeutas.

Após realizar a sua sessão connosco, deixe-nos também o seu testemunho. Nós agradecemos.


Cuidados e recomendações a ter em conta durante a gestação

Osteopatia para grávidas em lisboa
Tratamento Osteopático para gestantes em lisboa
Osteopatia na gravidez em Lisboa
Tratamento para grávidas em Lisboa


Agende o seu tratamento de Osteopatia para gestantes pré e pós-parto em Lisboa:

 Marque uma consulta na SP Clinic: 210 993 179 - 917 917 404 . Se preferir, utilize o formulário abaixo.

Telefones:

Tel: 210 993 179
Tlm: 917 917 404

Horários de Atendimento:

2ª a 6ª Feira das 10h as 19h
Sábados das 10h as 16h

Endereço da Clínica:

Rua Dom João V 15 C, Lisboa, Portugal

Price Range: $$

A clínica fica no centro de Lisboa, junto ao Largo do Rato. Próximo ao Edifício Amoreiras, Jardim das Amoreiras e Campo de Ourique.

Logo SP Clinic Lisboa
SP Clinic Corpo & Mente - Medicina Chinesa, Osteopatia, Massagens, Fotodepilação