Tratamentos Pré e Pós Operatório

Tratamentos pré e pós-operatório by GERnéticna SP Clinic em Lisboa

Pré e Pós Operatório

É imprescindível e fundamental para o sucesso de qualquer intervenção cirúrgica, os devidos cuidados no pré-operatório e no pós-operatório, quer seja cirurgia estética ou outra finalidade orgânica/funcional. Muito médicos cirurgiões, recusam-se a realizar a cirurgia se não houver o acompanhamento no pré-operatório e o comprometimento do paciente na realização do pós-operatório.

Pacientes submetidos aos procedimentos cirúrgicos sofrem alterações súbitas das funções metabólicas e fisiológicas normais, que variam em intensidade, de acordo com o tipo de cirurgia e com a capacidade metabólica individual de cada doente.

Após uma cirurgia pode ocorrer: dor, debilidade, hematomas, edema, alterações digestivas, limitações de movimentos e outros distúrbios funcionais de órgãos vitais que geram alterações orgânicas e humorais visando restabelecer a homeostase.

Pré-operatório

A Drenagem Linfática Manual é um dos tratamentos de excelência no pré-operatório, sendo utilizada no mundo todo como terapia obrigatória em praticamente todas as cirurgias, relembramos particularmente Alexis Carrel, premio Nobel pela cultivação "in vitro" de células vivas, que confirma a grande importância da linfa na vida e até mesmo na renovação do líquido intersticial. Foi ele um dos fundadores do moderno sistema de transplante de órgãos. Carrel demostrou que as células sobreviveriam se o líquido linfático fosse renovado, fundando assim o método da regeneração da pele. Com seus estudos científicos demonstrou como as células se renovam e vivem mais tempo através do crescimento contínuo de "linfa fresca".

Cada cirurgia tem as suas características próprias, pelo que, deve seguir SEMPRE as orientações fornecidas pela equipa que o vai acompanhar durante o procedimento cirúrgico. O acompanhamento nutricional, medicamentos/fármacos, higiene, tratamentos específicos e atividade física, serão alguns dos pontos abordados pela equipa médica.

Os tratamentos pré-operatórios visam desintoxicar o organismo, descongestionar as vias linfáticas, favorecer a circulação sanguínea, melhorar a oxigenação dos tecidos, prevenir o edema, favorecer a cicatrização e renovação celular ao mesmo tempo que prepara o organismo para que esteja nas suas plenas capacidades, durante e pós a cirurgia.

Pós-operatório

O planeamento do pós-operatório é amplamente variável e dependente das características apresentadas na avaliação: análise do trofismo cutâneo e muscular, análise do edema, análise da cicatriz, dor e sensibilidade, tipo de cirurgia realizada e do tempo de pós-operatório.

Para o pós-operatório é muito importante ter conhecimento sobre a cirurgia, identificação do tipo e a profundidade dos tecidos envolvidos, a natureza da patologia, o estágio da cicatrização, reconhecimento de quaisquer contraindicações ao uso das modalidades de tratamentos. Para tudo isto poderá contar com indicações do médico durante o pós-cirúrgico.

É importante frisar que o pós-operatório é fundamental na prevenção da formação das aderências, sendo este o principal causador de problemas no pós-operatório. As aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso, retardando a recuperação. O pré-operatório é tão importante quanto o pós-operatório.

Durante o período que sucede o processo cirúrgico, pode se realizar uma grande variedade de técnicas de tratamentos, estes variam consoante as características de cada doente e do processo cirúrgico a que foi submetido.

Esses recursos podem ser utilizados durante o período inflamatório e cicatricial, muitas destas terapêuticas podem e devem ser combinadas para a obtenção de melhores resultados:

Drenagem Linfática Manual – aprx. 90minutos

É indispensável no pré e no pós-operatório. Extremamente eficaz na redução da dor, do edema, da fibrose e das aderências, prevenindo a acumulação de líquido intersticial e favorecendo o processo de cicatrização.

Medicina Tradicional Chinesa – aprx. 90 minutos

É a terapêutica ideal para atuar em complemento com a Drenagem Linfática Manual. Através das suas mais variadas técnicas, favorece os restantes tratamentos ao mesmo tempo que atua no quadro interno do organismo, fornecendo maior capacidade de resposta no processo de regeneração e cicatrização. A Medicina Tradicional Chinesa favorece a recuperação no pós-operatório de forma natural. Elimina a inflamação, melhora a circulação linfática, resolve os edemas e inchaços, diminui rapidamente o hematoma e a dor, acelerando o processo de regeneração dos tecidos.

GERnétic

A GERnétic desenvolveu diversos produtos e tratamentos para auxiliar a pele no seu processo de cura, encorajando e favorecendo a reestruturação das suas camadas, reparando a pele de dentro para fora, de forma a acelerar toda a recuperação. As fórmulas da GERnétic mudam a arquitetura subjacente da pele, encorajando o tecido a regenerar-se com ainda mais força, saúde e firmeza. O resultado é a redução da cicatriz e superfície suave e lisa.

Os produtos e tratamentos by GERnétic, são os mais indicados por médicos cirurgiões durante o pós-operatório, em especial o regenerador “Synchro” e o gel de limpeza “Derma”.

Os referidos tratamentos realizados em conjunto, minimizam o desconforto do pós-operatório tornando-o mais tolerável e com recuperação mais rápida e efetiva, evitando muitas vezes a utilização de fármacos, conhecidos pelos seus efeitos secundários. A combinação entre Medicina Tradicional Chinesa, Drenagem Linfática Manual e os produtos GERnétic, proporciona uma qualidade de cicatrização muito superior do que quando utilizados isoladamente.

SP Clinic corpo&mente - Clínica e Centro de cuidados pré-operatório e pós-operatório em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento pré e pós cirurgia estética. No centro de Lisboa, perto de si.