Tui Na ( TuiNá )

Tratamento da dor persistente

A massagem terapêutica Tui Na é uma terapia manual centrada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sendo também conhecida por Massoterapia e Osteopatia Chinesa. Apresenta um leque variadíssimo de técnicas, manipulações e aplicações. Existem nos hospitais de MTC na China, departamentos próprios onde o tratamento de diversas patologias é realizado apenas com o recurso da massagem Tui Na.

Os métodos da massagem terapêutica Tui Na incluem o uso de técnicas manuais para o trabalho específico nos músculos e restantes tecidos moles do corpo, técnicas de pressão e deslizamento que atuam diretamente no fluxo de Qi e técnicas manipulativas de realinhamento das relações músculo-esqueléticas e ligamentares. Para algumas pessoas, a Tui Na poderá parecer em muito com outras terapias manuais mais conhecidas no mundo ocidental. Muitas das técnicas são similares - deslizamento (effleurage ou Tui), amassamento (petrissage ou Nie), percussão (tapotement ou Da), fricção, rotação, harmónicas, vibração, e outras mais. Apesar das semelhanças, a intenção da massagem Tui Na é mais especificamente terapêutica do que o relaxamento de uma massagem relax. Recorre ainda à utilização de cataplasmas, compressas, linimentos e bálsamos consoante o diagnóstico com a finalidade de complementar e favorecer a recuperação do paciente.

Uma das vantagens da massagem terapêutica Tui Na é a sua capacidade de se focar no problema específico, especialmente nos casos de dor crónica associada aos músculos, articulações e sistema esquelético. É especialmente eficaz para dor nas articulações (como artrite), ciática, espasmos musculares, dor e patologias musculares nas costas, pescoço e ombros. Favorece também a melhora de condições crónicas, como insónia, constipação, obstipação, dores de cabeça (incluindo enxaquecas), cólicas menstruais e tensão associada ao stress diário.

A Tui Na não atua simplesmente nos músculos, ossos e articulações, ela trabalha com a energia do corpo em um nível mais profundo. Através do diagnóstico e da palpação, o especialista consegue interpretar os sinais do corpo e compreender o estado energético do mesmo. Outra grande vantagem da massagem terapêutica Tui Na é a sua capacidade de manter o equilíbrio entre a saúde física e mental. Qualquer pessoa que deseje evitar os efeitos secundários de um tratamento a base de químicos, pode adotar esta técnica de massagem extremamente eficaz no alívio da dor. É também uma excelente escolha para quem deseja reforçar a prevenção de patologias e/ou dores.

Existem relatos da utilização da Tui Na de 1700 aC. Também a Tui Na, assim como todas as formas de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, sofreram fortes reviravoltas ao longo dos séculos. Muitos mestres foram perseguidos, as terapias foram proibidas e uma infinidade de livros queimados. O estilo da Massagem terapêutica Tui Na praticado hoje na China está mais próximo do trabalho do quiropata, osteopata e fisioterapeuta do que o massoterapeuta. Pode ser estudada separadamente, tendo, porém, o mesmo nível de formação de um acupuntor que frequentou Medicina Tradicional Chinesa.

Ao migrar para o ocidente o estilo da Tui Na foi sendo modificado e adequado às necessidades de povos e culturas diferentes. A grande maioria dos terapeutas de Tui Na treinados no ocidente não executam as técnicas manipulativas da estrutura óssea como fazem os seus colegas em território chines, até porque no ocidente as manipulações ósseas pertencem ao âmbito profissional da osteopatia e quiroprática. A Tui Na com todas as suas vertentes terapêuticas é talvez uma das mais completas terapias que existe.

massagem tuina terapeutica em lisboa
massagem tuina terapeutica em lisboa
massagem tuina terapeutica em lisboa
massagem tuina terapeutica em lisboa

SP Clinic corpo&mente - Clínica e Centro de massagem terapêutica chinesa Tui Na em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. No centro de Lisboa, perto de si.