Eficácia da Acupuntura na Recuperação de um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Acupuntura no Acidente Vascular Cerebral AVC em Lisboa

Acupuntura no Acidente Vascular Cerebral AVC em Lisboa

Se você ou alguém que conhece já sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), deve saber que os efeitos podem ser devastadores. Mas sabia que a acupuntura pode ajudar na recuperação?
Neste artigo, vamos explorar como a acupuntura pode ser benéfica após um AVC e como pode ser aplicada na nossa clínica em Lisboa. Além disso, vamos responder a algumas das perguntas mais comuns sobre o tema.

Acerca do Acidente Vascular Cerebral – AVC

Quando alguém sofre um AVC, o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido ou reduzido, privando o tecido cerebral de oxigénio e nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Isso pode resultar em danos permanentes à função cerebral, como dificuldade para falar, movimentar-se e até mesmo para respirar. A perda de certas funções corporais pode ser extrema e avassaladora. O AVC é considerado emergência médica e requer tratamento imediato para reduzir os danos cerebrais e outras complicações.

Os fatores de risco incluem a idade (pessoas com mais de 55 anos estão em risco aumentado), tensão arterial elevada, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes, doenças cardiovasculares, e um historial familiar de acidente vascular cerebral.

Existem 2 tipos de AVC:

  • AVC isquémico (enfarte): é o tipo mais comum de AVC (80-85% dos casos) e ocorre quando uma artéria entope, impedindo o oxigénio e alimento de chegar a uma zona do cérebro.
  • AVC hemorrágico (hemorragia): acontece quando uma artéria rompe, causando um hematoma no cérebro.

AGENDAR CONSULTA

Como a acupuntura ajuda na recuperação após um AVC?

Os tratamentos através da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Acupuntura no Acidente Vascular Cerebral (AVC), são uma grande ajuda para acelerar o processo de recuperação das funções neurológicas. A acupuntura pode ajudar a recuperar a função cerebral, melhorar a mobilidade e a fala, além de diminuir a dor e a ansiedade. Além disso, pode ajudar na prevenção de futuros episódios de AVC.

Estudos mostram que a acupuntura estimula a liberação de substâncias químicas no cérebro que ajudam a aliviar a dor e a inflamação, além de melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral, obtendo assim excelentes resultados na recuperação PÓS-AVC.

A medicina tradicional chinesa e a acupuntura oferecem uma abordagem oriental e contemporânea no tratamento das sequelas do AVC. A acupuntura atua na recuperação física, emocional, mental e neurológica de uma forma mais integral, holística.

Como a acupuntura é utilizada após um AVC na nossa clínica em Lisboa?

Na nossa clínica em Lisboa, a acupuntura pode ser utilizada em conjunto com outras terapias, como eletroestimulação, laser, massagem terapêutica TuiNá e outras . O tratamento é personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente e pode ser adaptado ao longo do tempo.

Os pontos de acupuntura mais comuns usados após um AVC incluem pontos nos membros afetados e cabeça. Após a inserção das agulhas, estas permanecem no corpo entre 20 a 30 minutos.

Quando deve iniciar os tratamentos de acupuntura para a recuperação de um AVC?

O tratamento de acupunctura na recuperação de um AVC é mais eficaz durante os 3 (três) primeiros meses após o AVC. Se no seu caso já passou algum tempo desde o seu acidente vascular cerebral, não se desespere, já tivemos pacientes que obtiveram resultados impressionantes até 5 (cinco) ano após o AVC.

AGENDAR CONSULTA

Perguntas Frequentes sobre Acupuntura no Acidente Vascular Cerebral (AVC)

1. A acupuntura é segura após um AVC?

Sim, a acupuntura é segura e benéfica quando realizada por um profissional treinado e qualificado portador de cédula profissional.

2. A acupuntura é dolorosa?

A maioria das pessoas não sente dor durante o procedimento ou apenas uma picada suave e rápida.

3. Quantas sessões de acupuntura são necessárias?

O número de sessões varia de acordo com as necessidades de cada paciente, bem como da gravidade da lesão. Algumas pessoas podem ter as suas queixas resolvidas ao fim de 3-6 sessões, enquanto outras podem necessitar de 10 ou mais sessões de acupuntura.

4. A acupuntura é coberta pelo seguro de saúde?

Na nossa clínica em Lisboa dispomos de acordos com alguns seguros de saúde que cobrem a acupuntura como parte do tratamento após um AVC. Informe-se com a sua seguradora ou visite a nossa secção de protolocos e parcerias.

Conclusão

A acupuntura é uma opção segura e eficaz para ajudar na recuperação após um Acidente Vascular Cerebral. Pode ajudar a recuperar a função cerebral, melhorar a mobilidade e a fala, além de diminuir a dor e a ansiedade. Ao escolher um profissional de acupuntura certificado e experiente, como na nossa clínica em Lisboa, você irá receber um tratamento personalizado, dedicado e adaptado às suas necessidades individuais.

Agenda a sua consulta de reabilitação do Pós-AVC em Lisboa:

Ligue ou preencha o formulário abaixo. Nós o ajudamos a escolher o melhor tratamento para os seus objetivos.

PRÉ-AGENDAR CONSULTA:

Preencha abaixo e entraremos em contacto consigo:

📝 Últimas Publicações:

WhatsApp Chat

Compre Produtos GERnétic LisboaLoja GERnétic em Portugal
Para o ROSTO --- Para o CORPO