Início » TRATAMENTOS » Aftas na boca: Causas e Tratamento da Úlcera na boca em Lisboa

Aftas na boca: Causas e Tratamento da Úlcera na boca em Lisboa

Tratamento Aftas na Boca Lisboa

Aftas na boca

As Aftas na boca, língua, lábios, gengiva, garganta, etc, são pequenas úlceras redondas ou ovais que podem aparecer sem razão aparente e que se repetem regularmente. São muito dolorosas e podem demorar cerca de uma semana a desaparecer.

A afta, também chamada de úlcera aftosa ou estomatite aftoide, é pequena úlcera dolorosa que surge no revestimento da boca. Tem aproximadamente 2-3cm de tamanho e tende a ser cinzenta/esbranquiçada ou amarela e com uma auréola vermelha. É extremamente comum, pode ocorrer em qualquer idade e afeta aproximadamente 1 em cada 10 pessoas. O aparecimento das aftas antes da menstruação é algo bastante comum. Uma sensação de queimadura ou formigueiro é frequentemente sentida algumas horas antes do desenvolvimento da primeira afta.

Neste artigo iremos detalhar vários aspetos das aftas da boca, desde as suas causas, sintomas, tratamentos disponíveis e muito mais...

Agendar Consulta Tratamentos


Sintomas de Afta na Boca

Na maioria dos casos, as aftas na boca apresentam vermelhidão e dor, especialmente durante a refeição. Podem também causar uma sensação de ardor ou formigueiro em torno da ferida da boca. Dependendo do tamanho, gravidade e localização das feridas na boca, as aftas podem tornar difícil comer, beber, engolir, falar ou até mesmo respirar. Algumas úlceras podem também desenvolver bolhas.


Causas da Afta

São várias as causas das aftas, entre elas:

  • Trauma / Agressão da mucosa oral: pode acontecer pela utilização de próteses dentárias mal-adaptadas, por trauma na escovagem dos dentes ou por contacto com agentes ácidos;
  • Alimentação: em determinadas pessoas alguns alimentos são bastante agressivos para a mucosa oral, como as comidas picantes, o ananás, o chocolate, os citrinos, as nozes, etc;
  • Défices nutricionais e micronutricionais: quando as úlceras são recorrentes e demoram mais de 3 semanas a passar poderão significar que o seu organismo está com défice de vitamina B12, folatos e ferro, por exemplo;
  • Alterações hormonais, estresse e ansiedade podem ocasionar o aparecimento de úlceras em diversas regiões da boca;
  • Excesso de alguns medicamentos (ex: anti-inflamatórios não esteroides, pastilhas de nicotina);
  • Existência de infeção (ex: helicobacter pylori);
  • Secundaria, na existência de algum tipo de doenças, como doenças hematológicas, doença de Crohn, doença celíaca, intolerância ao glúten ou Hiv.

As Causas da Afta na Medicina Tradicional Chinesa

Em Medicina Tradicional Chinesa - MTC - são vários os padrões energéticos que podem estar na origem das aftas ou úlceras da boca. Existe uma tendência quase que instintiva para se pensar imediatamente na presença de calor ou fogo quando na presença nestes sintomas. Deve-se, porém, ter em conta que nem todas as "erupções cutâneas" são causadas pelo calor vazio ou pelo fogo. Para tal, é necessário a realização de uma anamnese completa para a identificação das reais causas dos sintomas apresentado.

Padrões energéticos

A Afta pode ser causada tanto por excesso como por deficiência. Alguns exemplos de padrões energéticos da MTC que podem causar a afta:

  • Deficiência Yin e/ou excesso FOGO do Estômago
  • Deficiência YIN e/ou excesso FOGO do Coração
  • Deficiência do QI do Baço-Pâncreas
  • Humidade-Calor na Bexiga e/ou Intestinos
  • Afeção do Yang Wei Mai ou Yin Qiao

Todos os órgãos Zang Fù possuem uma comunicação direta ou indireta com a língua, boca e garganta. Qualquer alteração energética nos meridianos poderá estar na origem da Afta, direta ou indiretamente. De qualquer modo, os meridianos que mais frequentemente estão associados as Aftas são: Coração, Estômago e o Baço-Pâncreas.

Pontos de Acupuntura para o Tratamento das Aftas

Alguns dos possíveis pontos de acupuntura a utilizar no tratamento das Aftas:

Clássicos: IG 1, 2, 4, 7, 11 / ID 5 / R 3, 4 / TA 20, 21 / Bx 13 / VC 23 / E 24, 43, 44  / MC 6
Extras: Jinjin, yuye
Tung: 77.15 Shang Chun / 77.16 Xia Chun / Shuang Ling

De acordo com o diagnóstico outros pontos poderão ser selecionados.


Tratamento para as Aftas na Boca

Existem vários fármacos e medicamentos para a afta disponíveis no mercado que podem proporcionar alívio temporário da condição. No entanto, nenhum fármaco oferece uma cura permanente e milagrosa para as aftas.

A Medicina Tradicional Chinesa, por sua vez, através da sua visão holística de todo o corpo, irá combater a manifestação e ao mesmo tempo regular todo o organismo para que não haja reincidência. Ao tratar a origem/causa da afta, irá também ter efeito sobre outros sintomas que possam estar relacionados com as aftas, como azias, refluxo, queimação, sabor amargo na boca, dores de cabeça, insónia, halitose (mal hálito), gastralgia e outros mais. Trata-se de uma terapia bastante completa na prevenção e tratamento da afta.

Formas de tratamento

O tratamento para as aftas na SP Clinic em Lisboa é realizado através dos conhecimentos e experiência da Medicina Tradicional Chinesa, que inclui um leque bastante variado de terapias, todas com o objetivo de resolver as queixas apresentadas pelo paciente.

Entre as terapias utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa para tratar as aftas, estão:

  • Acupuntura com e/ou sem agulha - existem diversas alternativas para quem não gosta de agulhas. O tratamento da afta com Acupuntura ou outra técnica de estimulação dos pontos de Acupuntura da Medicina Chinesa, visam reestabelecer o equilíbrio do metabolismo de forma a acabar com as aftas na boca e outros sintomas que o paciente possa apresentar. Trata-se de uma terapia com bastante sucesso no tratamento destas úlceras bucais.
  • Fitoterapia Ocidental e Oriental - tratamento a base de plantas, em forma de chá ou cápsulas. O tratamento fitoterápico será prescrito em conjunto com os restantes tratamentos para eliminar de vez as aftas na boca. A toma da composição é diária, 2 ou 3x ao dia. É esperado que os seus efeitos sejam visíveis após poucas semanas de tratamento.
  • Terapia Alimentar e/ou dietética chinesa – cuidados alimentares são muitas vezes essenciais para a melhora das aftas na boca. Sendo a alimentação um dos grandes impulsionadores de processos inflamatórios, será realizada uma avaliação e posterior recomendação de alimentos a evitar para favorecer todo o tratamento.
  • Tratamento natural para as aftas da boca - dispomos de um artigo com 12 remédios caseiros para um tratamento natural da aftas.  Veja-o aqui . Se já experimentou as nossas sugestões e não obteve o efeito desejado, deve agendar uma consulta de Medicina Tradicional Chinesa em Lisboa com a nossa equipa.
  • Poderão ser utilizadas outras terapias disponíveis de acordo com a necessidade individual de cada pessoa. Todas elas parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa.

Conte connosco. Nós Ajudamos!


Agende uma Consulta para Tratar as Aftas na Boca em Lisboa

Especialistas nos tratamentos de Saúde e Estética em Portugal, as consultas são realizadas na SP Clinic Lisboa, próximo ao metro Rato.

Telefones:

Atendimento: 2ª a 6ª - 10h as 19h

Endereço da Clínica:

Rua Dom João V, 15 C, Lisboa (📍mapa)

A clínica fica no centro de Lisboa, junto ao Largo do Rato. Próximo ao Edifício Amoreiras, Jardim das Amoreiras e Campo de Ourique.

Entre em contacto:

SP Clinic Corpo & Mente - Somos Especialistas nos Tratamentos de Saúde e Estética em Portugal.

WhatsApp Chat
✅ ENVIAR MENSAGEM

Compre Produtos GERnétic LisboaLoja GERnétic em Portugal
Para o ROSTO | - - - | Para o CORPO