ℹ️ Foliculite: o que é?
Foliculite é uma condição inflamatória e supurativa aguda dos folículos pilosos e glândulas sebáceas, causada por irritação da pele após a depilação a cera ou com lâminas, roupas justas e apertadas, excesso de transpiração e humidade, alimentação inadequada, ingestão de bebidas alcoólicas, e complicada pela presença de bactérias como o Staphylococcus. Ocorre principalmente durante o verão e outono. Inflamações graves podem originar cicatrizes.
A inflamação surge como pequenas pústulas de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. Na maior parte dos casos a foliculite é superficial, podendo causar comichão e dor local.
Os homens são os que sofrem mais com este tipo afeção, sendo a “foliculite da barba” a principal área afetada. Já as mulheres apresentam as virilhas e axilas como as zonas mais comumente afetadas. Porém pode surgir em qualquer parte do corpo onde hajam pelos. Indivíduos com diabetes estão também mais sujeitos a este tipo de infeção.
🤔 Causas da Foliculite
- Depilação com lâmina ou cera
A raspagem da pele e do pelo durante a depilação, causa irritação dos mesmos, originando o processo inflamatório local. - Excesso de transpiração e humidade
Saunas, banhos turcos e ambientes húmidos, favorecem o desenvolvimento da foliculite, uma vez que a humidade é o ambiente ideal para o crescimento de bactérias, portanto são locais a serem evitados para quem já sofre com a foliculite. - Roupas apertadas
Estas impedem a transpiração (normal) e respiração da pele, retendo desta forma toxinas que por sua vez causam a inflamação. - Abuso de bebidas alcoólicas e medicação
Em excesso provocam calor no sangue (sangue quente) devido ao acúmulo de toxinas (calor) no organismo e no sangue, podendo durante o processo inflamatório originar a foliculite ou ainda outros problemas e reações ao nível da pele. - Infeção bacteriana
São inúmeras as bactérias que podem causar a foliculite, a principal é da família do Staphylococcus.
🧑🏻⚕️ Sintomas da Foliculite e Tipos
A foliculite pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, afeta apenas a parte superior do folículo piloso.
Os sintomas são: pequenas pústulas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; causa comichão e sensibilidade na região afetada.
São raros os casos de foliculite que causam complicações. Entretanto, preste atenção a possíveis recorrências, ou seja, um local em que o pelo sempre “encrava”, ou se a área atingida pela foliculite aumenta. Procure ajuda para o melhor tratamento.
Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos. Os sintomas são: grandes áreas avermelhadas; lesões elevadas com pus amarelado no meio; as áreas ficam muito sensíveis e doloridas e pode coçar também; em alguns casos a dor é intensa. A possibilidade de cicatriz é maior nesses casos, podendo haver destruição do folículo piloso.
✨ Tratamento da Foliculite
Para um tratamento eficiente, deve-se “limpar” o organismo e eliminar as toxinas acumuladas, seja a nível interno através da fitoterapia, acupuntura e alimentação, como a nível tópico com a aplicação de produtos específicos para o efeito e a fototerapia com a luz intensa pulsada.
1️⃣ Medicina Tradicional Chinesa
A medicina chinesa avalia o organismo e o ser como um todo, durante o diagnóstico serão apuradas quais as condições internas e externas que favorecem o aparecimento da foliculite. Os desequilíbrios yin/yang ditarão as terapêuticas a serem escolhidas. Poderá ser utilizada a acupuntura e a moxabustão para os tratamentos em gabinete, sendo entretanto, extremamente importante o trabalho em casa e no dia-a-dia de cada um, onde entra a alimentação e a fitoterapia que serão direcionadas para o caso individual de cada um, assim como todos os cuidados inerentes ao processo de cura do doente.
A foliculite assim como outra doença qualquer, não acontece por si só. A falta de saúde é consequência do hábitos de vida de cada indivíduo, tanto a nível pessoal como a nível coletivo. Como diria Daniel E. Lieberman no seu livro “A história do corpo humano” – “A doença deve-se à uma questão cultural, hábitos de vida e alimentação, através da qual desenvolvemos e transmitimos novas ideias e comportamentos ao nosso corpo, filhos, amigos e outros. Alguns desses novos comportamentos, em especial os alimentos que consumimos e as atividades que levamos a cabo (ou não), fazem-nos ficar doentes.”
2️⃣ Produtos tópicos
A terapia tópica para a foliculite com princípios ativos desincrustantes, calmantes e cicatrizantes é um procedimento muito eficaz.
Esfoliação e peeling suave é um ótimo recurso onde o procedimento tem a finalidade de acelerar o processo natural de eliminação de células mortas e promover a renovação celular, obtendo-se um refinamento e atenuação cutânea, remoção das pústulas, redução das hipercromias (manchas) e a consequente saída do pelo para a superfície.
3️⃣ Fotodepilação
A luz intensa pulsada utilizada na fototerapia para a foliculite, emite um feixe de luz que destrói a colonia de bactérias existente dentro do folículo piloso que desencadeia o processo inflamatório. Favorece a eliminação das manchas e devolve o tom natural à pele.
A fototerapia também é um excelente método para tratar a foliculite e pode ser conjugada com outros tratamentos tópicos e ou fitoterápicos.
😱 Fatores de Risco
Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite, mas certos fatores podem tornar uma pessoa mais suscetível à doença. Estes incluem:
- Condições médicas que reduzam sua resistência a infeções, tais como diabetes, leucemia crônica, transplante de órgãos e infeção por HIV-SIDA;
- Condições de pele pré-existentes, como acne ou dermatite;
- Trauma para a sua pele associada à lesão ou cirurgia;
- Uso de antibióticos para tratar acne;
- Corticoterapia tópica;
- Obesidade;
- Exposição a longo prazo para itens de vestuário que podem reter o calor;
- Exposição constante à água quente;
- Alterações Hormonais.
🛑 Prevenção da Foliculite
Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite. Certas pessoas são mais propensas a infeções, como as pessoas com diabetes. Se você tem algum problema médico que o torna mais propenso a contrair infeções, algumas precauções podem ser importantes.
- Evite lavagens antissépticas rotineiramente, pois deixam a pele e seca e matam bactérias protetoras;
- De preferência a produtos que equilibram o PH da pele;
- Mantenha a pele hidratada;
- Tome cuidado ao fazer a barba, use gel de barbear para lubrificar as lâminas e evitar cortes;
- Somente entrar em banheiras de hidromassagens devidamente limpas;
- Evite piscinas que não sejam tratadas;
- Evite alimentos gordurosos e industrializados e opte por alimentos saudáveis, tais como os legumes, verduras e frutas.
Na SP CLINIC dispomos de produtos da gama GERnétic Internacional quer para tratamentos em gabinete, com aplicação de máscaras específicas ou para uso diário, bem como dispomos da fototerapia e ou fotodepilação.
Autores:
- Suselaine Pompermaier – Cosmetologista e Esteticista Especializada GERnétic
- Douglas Pompermaier – Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa
Referencias:
- http://www.dermatologia.net
- Sociedade Brasileira de Dermatologia : http://www.sbd.org.br
🗓️ Agende uma consulta na SP Clinic: Clínica de Tratamento da Foliculite em Lisboa
Venha conhecer as soluções que dispomos para eliminar a foliculite. Um conjunto de medidas eficazes, terapêuticas naturais.