Acabe com a dependência e o vício do tabaco/cigarro com nossos tratamentos contra o tabagismo. Agende uma consulta antitabagismo em nossa clínica em Lisboa: SP Clinic.
O ato de fumar, seja tabaco natural ou industrializado não faz bem a saúde. É sabido de toda a população os males derivados do simples gesto de levar um cigarro a boca, todos os dias circulam informações das doenças causadas pela dependência do tabaco/cigarro, o tabagismo.
Lembra-se do seu primeiro cigarro? Lembra-se do quão horrível era o sabor? Quão insuportável era o cheiro? Você já está de tal forma habituado que não sente nada, nem os cheiros das plantas, das ruas, da comida, até o sabor dos alimentos estão adulterados.
Pare de fumar e volte a ter os seus sentidos apurados!
São inúmeras as formas de tratamento para o tabagismo, parar de fumar. A verdade é que não existe nenhum tratamento milagroso que faça desaparecer com um estalar de dedos o desejo pelo cigarro/tabaco.
Há quem recorra à acupuntura para deixar de fumar, há quem recorra à hipnose para deixar de lado o vício, porém até mesmo essas poderosas ferramentas não serão eficazes caso o indivíduo não esteja totalmente disposto a parar de fumar.
O mesmo se pode dizer dos diversos tipos de adesivos de nicotina, xaropes, terapias a base de descargas elétricas ou qualquer outra forma de tratamento. São conhecidos os inúmeros casos de pessoas que recorrem as mais diversas terapias e não conseguem vencer o vício.
O tabagismo é um vício, portanto é difícil parar de fumar
O organismo fica “viciado” pela nicotina e pela sensação de prazer e bem-estar provocada por ela, e como todo e qualquer vício é necessária uma desintoxicação. Para ultrapassar essa fase, os indivíduos dispostos a parar de fumar devem estar realmente com vontade de parar de fumar, caso contrário não há tratamento que resulte. Também pede-se alguma calma e paciência para que o hábito de fumar se esvaneça por completo.
O hábito de fumar após comer ou enquanto se bebe um café, nos momentos de pausa do trabalho ou em conjunto com bebidas alcoólicas, é talvez a parte mais difícil de ser superada – talvez até mais do que a necessidade de nicotina pelo organismo – por aqueles que decidem parar de fumar.
Quanto tempo demora para a nicotina sair do organismo após parar de fumar?
A nicotina leva em média entre 5 a 7 dias para ser libertada do organismo, isso quer dizer que após esse período o corpo deixará de pedir o cigarro/tabaco, não sendo mais uma necessidade do corpo, uma vez que a nicotina já foi eliminada.
Há quem refira que os primeiros dias são os mais difíceis, por outro lado há quem diga que o mais difícil surge passados 2 ou 3 meses. Isso depende e varia de pessoa para pessoa. Para alguns é a falta da nicotina enquanto para outros é o hábito que torna-se difícil de se ultrapassar.
O ser humano é um ser de hábitos, são inúmeras as ações que fazemos em nosso dia a dia por mera habituação. Acordar e beber um copo de água, beber leite de manhã ou antes de ir para cama, arranjar o cabelo ao cruzar com um espelho, cruzar as pernas, beber café nas pausas, comer sempre a mesma hora e por ai adiante. O ser humano é regido pelos hábitos e costumes diários, realizando muitos deles de forma automática e autónoma, originando a automatização do ser, onde atos e ações são efetuadas sem sequer pensarmos nelas. Isso leva-nos a outras tantas questões, mas sem dúvida nenhuma que fumar é um dos hábitos mais difíceis de ser superado.
Sendo uma questão de hábito, qualquer um pode parar de fumar sem ajuda terapêutica. Porém há quem realmente necessite de ajuda e do devido acompanhamento. Iremos aqui citar a Medicina Tradicional Chinesa que com a acupuntura, auriculoterapia, moxabustão, fitoterapia e dietética, torna-se numa vertente terapêutica bastante útil no tratamento da dependência química como é o tabagismo, como é comprovado pela Organização Mundial de Saúde que recomenda a Medicina Tradicional Chinesa para quem deseja parar de fumar. (veja aqui)
Como atua a Medicina Tradicional Chinesa no tratamento contra o tabagismo?
A Medicina Tradicional Chinesa com toda a sua abrangência terapêutica ajuda no tratamento do tabagismo e dependência química de muitas maneiras:
- Reduz o desejo de fumar;
- Reduz o hábito de fumar;
- Reduz o prazer de fumar;
- Elimina a nicotina do organismo;
- Reduz a ansiedade e a agitação;
- Reduz o stress e o nervosismo;
- Alivia todos os efeitos secundários da desintoxicação da nicotina.
Após um diagnóstico o terapeuta irá avaliar e escolher o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades individuais de cada um. Poderá efetuar a acupuntura, auriculoterapia (inserção de semente ou agulhas na orelha), aconselhamento dietético ou qualquer outra das vertentes terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa. A periodicidade dos tratamentos varia de caso para caso.
A auriculoterapia – que é um tratamento para parar de fumar através da orelha – tem-se mostrado bastante eficaz nessa situação. No pavilhão auricular encontramos zonas e pontos correspondentes a todo o corpo. Esses mesmos pontos ou zonas são estimulados com sementes, agulhas ou até mesmo choques elétricos. A estimulação destes pontos visa ativar uma ou mais funções específicas do organismo, eliminando e desintoxicando o corpo da nicotina, acalmando a mente, reduzindo a ansiedade e o desejo de fumar. Não se tratando de um tratamento milagroso, mas antes uma ajuda bastante viável e eficaz para quem realmente deseja parar de fumar.
Efeitos secundários durante o tratamento contra o tabagismo
Frequentemente encontramos pessoas que dizem estar irritadas e nervosas, ou que estão com alguns quilinhos a mais e unhas a menos, simplesmente porque pararam de fumar. Alguns ficam com tonturas, outros com azias e sensação de queimação no estômago, dor de cabeça e por ai adiante. Esses são alguns dos efeitos da desintoxicação da nicotina, onde alguns sofrem mais do que outros. Mas como diz a crença popular: “há males que vem por bem”.
Há quem pense em desistir ao saber das dificuldades que pode enfrentar, porém também nestas situações a Medicina Tradicional Chinesa torna-se uma excelente escolha, enquanto ajuda a pessoa a parar de fumar, atua no organismo aliviando ou até mesmo evitando muitos dos seus efeitos secundários, tornando todo o processo de desintoxicação e desabituação muito mais suave.
11 dicas para ajudar no tratamento contra o tabagismo:
- Faça exercícios com regularidade. A atividade física ajuda a eliminar a nicotina do organismo de forma mais rápida. Com o exercício você irá sentir-se mais leve e bem-disposto, e certamente não irá pensar no tabaco;
- Beba bastante água. Ao ingerir 1,5 litros de água diariamente você estará a favorecer a limpeza de todo o seu organismo, além de estar a hidrata-lo após o tempo todo que esteve a seca-lo (o tabaco causa um efeito de secura interna);
- Aprecie ter dentes mais bonitos. Ao parar de fumar eles começarão a ficar mais limpos e brancos. Agende uma consulta com o seu médico dentista e faça uma limpeza oral profissional. Mantenha a sua boca livre do fumo. O seu cônjuge certamente irá agradecer;
- Evite locais onde haja pessoas a fumar. Ao evitar ir a locais onde tinha por hábito fumar. Nos primeiros dias ou durante o primeiro mês é muito importante evitar o contato com o fumo ao máximo, de maneira a evitar que o desejo de fumar o domine. Mas não entre em pânico caso não o consiga, existem pessoas que até superam melhor o vício enfrentando-o e ganhando cada vez mais repugnância ao cheiro. Descubra o melhor para si;
- Tenha atenção as rotinas. As pausas no trabalho para o café, as saídas a noite com os amigos e outras tantas situações. Evite por algum tempo as rotinas que tinham por hábito o cigarro como acompanhante;
- Mantenha-se ocupado. Leia um livro, trabalhe um pouco mais, faça exercício, escreva num diário. Ao manter a cabeça ocupada estará ajudando a evitar o pensamento do tabaco;
- Não desista. Se tiver uma recaída volte a tentar. Assim já saberá o que enfrentar na próxima tentativa, e voltará a sentir a sensação de fumar pela primeira vez, nada agradável;
- Tenha autocontrolo e força quando a vontade de fumar bater a sua porta. Lave os dentes, beba água, coma um rebuçado (sem açucar) ou faça algo que o distraia. Faça o que fizer mas não fume. Resista;
- Alerte a sua família e amigos que esta a parar de fumar. Peça-lhes para não fumar quando estiver por perto, ou pelo menos não ao seu lado;
- Cuidado para não substituir o cigarro por outro vício. Muitas pessoas ao parar de fumar substituem o hábito de fumar pelo hábito dos rebuçados ou pastilhas, doces ou qualquer coisa que se leve a boca com o intuito de substituir o cigarro. Faça-o por algum tempo mas tenha muito cuidado para que a alternativa não se torne em um novo vício;
- Já não fuma há alguns dias? Já reparou no dinheiro que não gastou ao não fumar? Faça uma extravagância e gaste algum dinheiro que poupou até o momento indo a um bom restaurante, compre aquela roupa que sempre quis, vá ao cinema, faça uma viagem. Aprenda a aproveitar mais a vida sem fumar.
Tratamento: PLANO ANTITABAGISMO. Mais informações aqui.