Escrito por: Chef. Sílvia Ferreira-Campos
Isto não é novidade mas vale sempre a pena falar sobre …. e até porquê parece que a cada dia se vai dando mais importância e só por isso, devemos cada vez mais reforçar.
O Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, na 74ª sessão, a Assembleia Geral das Nações Unidas onde 2021 foi proclamado o Ano Internacional das Frutas e Legumes (IYFV) com um apelo para melhorar a produção alimentar saudável e sustentável através da inovação e tecnologia e para reduzir as perdas e desperdícios alimentares.
“Na atual crise de saúde que enfrentamos em todo o mundo, promover dietas saudáveis para fortalecer os nossos sistemas imunitários é especialmente apropriado” …disse Qu Dongyu.
O Diretor-Geral da FAO encorajou os países a verem o Ano Internacional como uma oportunidade para melhorar as infraestruturas, práticas agrícolas, apoiando assim os pequenos agricultores.
Acrescentou ainda que as frutas e legumes eram uma boa forma de os agricultores criarem culturas de rendimento.
E onde o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, apelou a uma abordagem mais «holística» da nutrição e sustentabilidade.
Devo confessar que adoro voltar a esta notícia e visualizar um mundo quase perfeito onde todos podemos comer bem e de forma sustentável, e isso é o normal e não o só para alguns, mas aqui entre nós o Guterres usar o termo holístico é fantástico, e recordo me sempre que quando usava este termo algumas pessoas olhavam para mim como se fosse algo sobrenatural.
O que interessa mesmo é que todos possamos contribuir um bocado vamos continuar a comprar local, comer das estações, suportar os mais pequenos, evitar desperdícios e ir mais aos mercados e menos aos supermercados.
Devemos comer mais vegetais e fruta e usar sempre os alimentos para suportar uma vida vibrante, energética com saúde mental, felicidade e muito prazer.
Para quem ainda vai tendo algumas dificuldades em comer mais vegetais s fruta aqui ficam algumas dicas, começando pelas minhas favoritas até as mais marotas …
- Sopas: Preparar sopas à base de vegetais adoro courgette, couve portuguesa, repolho;
- Smoothies: uso sempre como base principal o espinafre, alface ou couve kale quando esta disponível e depois claro o resto com mais verdes e fruta;
- Wrap: ao invés de usar tortilhas, substituir por folhas de alface. Eu pessoalmente prefiro a iceberg mas podes usar a que quiseres;
- Fruta: Mantêm a fruta ao alcance dos teus olhos. Coloca várias frutas inteiras prontas para comer, é ótimo principalmente quando temos aquele momento “apetece me algo”, o momento Ambrósio;
- Pizza: cobre a pizza com rúcula, espinafre baby, que quase não consigas ver o que esta por baixo;
- Arroz: Substitui o arroz por arroz de couve-flor;
Tenho a certeza que também tens as tuas, usa e abusa o que interessa mesmo é que comas mais vegetais e fruta e não te esqueças de ficar atento a sazonalidade dos ingredientes, comprar local e comer as porções diárias , e que geralmente é recomendado 5, eu sugiro 10.
Ah e se vais ao supermercado circula a volta e evita os corredores interiores é onde fica tudo o que não interessa
Com Amor Respeito muita saúde , Festas Felizes e tudo a Correr Bem,
Sílvia
SP Clinic, sua clínica de Alimentação Consciente e Nutrição Holística em Lisboa
Faça o seu agendamento através do formulário abaixo ou pelo telefone 210 993 179.
Entraremos em contato para confirmar a sua solicitação. Obrigado!