Preparação para o parto – virar o bebé, aliviar dores, facilitar o parto e promover as contrações
Preparação para o parto
Os cuidados durante a gestação devem iniciar no princípio da gravidez, sendo inúmeras as terapêuticas disponíveis e que ajudam igualmente na preparação para o parto. Já nesta fase final da gestação e com o dia do parto a chegar, há tanto que se pode fazer para aumentar significativamente a probabilidade de ter um excelente e feliz parto!
As últimas semanas da gravidez podem ser bastante emotivas, excitantes e com uma boa dose de ansiedade (também um pouco de desconforto físico). A maioria das mamãs preocupam-se em preparar a casa para o novo bebé e esquecem-se do mais importante, preparar-se para o trabalho de parto.
Como podemos ajudar
A entrada na 34ª semana de gravidez marca o início dos tratamentos de preparação para o parto dos futuros pais. O ideal é iniciar os tratamentos nesta semana ou inclusive antes, ao invés de esperar até a 39ª-40ª semana para tentar evitar uma eminente cesariana.
A investigação sobre acupuntura, medicina tradicional chinesa e osteopatia no trabalho de parto é bastante extensa. Os estudos evidenciam um maior número de partos vaginais bem-sucedidos e com intervenções médicas muito reduzidas – ou seja, menos episiotomias, menor uso de extratores a vácuo ou fórceps, menor número de induções e redução das cesarianas.
Dispomos de várias terapêuticas que se complementam para apoiar o seu trabalho de parto!
Na SP Clinic somos especialistas em acupuntura, medicina tradicional chinesa (MTC) e osteopatia. Atuamos através da orientação nutricional (terapia alimentar), terapias manuais (massagens e osteopatia), medicina tradicional chinesa com a acupuntura, ventosaterapia, eletroestimulação, moxabustão, fitoterapia, tuiná, etc.
MARCAR CONSULTASemana a semana
Semanas 34-36 de gestação
Entre a 34ª e 36ª semanas, concentramo-nos em assegurar o posicionamento ideal do bebé (cabeça para baixo), relaxar a musculatura da bacia, cintura pélvica (ancas, nádegas, lombares) e controlar os níveis da hormona do stress que tendem a alterar-se nesta fase. Quando o bebé está sentado (posição pélvica), utilizamos técnicas específicas da acupuntura e medicina tradicional chinesa reconhecidas pelo seu sucesso em ajudar o bebé a virar.
Semanas 37-38 de gestação
Entre a 37ª e 38ª semanas, iniciamos os tratamentos com foco no relaxamento dos tendões e ligamentos do corpo e no reforço do processo natural de amadurecimento do colo do útero. Este é um processo que visa tornar a estrutura mole e prontamente dilatável. É realizado através da acupuntura e outras terapias médicas chinesas integradas em cada sessão, juntamente com o contínuo apoio emocional e controlo da hormona do stress, para que o corpo receba a mensagem de que é “seguro” entrar em trabalho de parto quando estiver preparado para tal.
Semanas 39-40+ de gestação
Da 39ª semana até ao parto – concentramo-nos mais intensamente para favorecer as contrações, relaxar a pélvis e reduzir a ansiedade. As sessões de tratamento nesta altura são mais frequentes, podendo ser duas vezes por semana até ao nascimento do bebé.
A nossa experiência mostra que apoiar emocionalmente a grávida é tão importante nestas últimas semanas quanto tratar do corpo físico. O estado emocional e os sentimentos flutuam imenso durante a gravidez com a mistura de emoções, excitação, medo, ansiedade, pânico, medo do parto, medo da dor, inseguranças e etc.
Este período é uma espécie de renascimento para o casal, já que as suas vidas serão para sempre mudadas com a chegada da criança que se aproxima. É muita coisa para absorver e preparar, além do desgaste físico da própria gravidez e do parto.
Os nossos tratamentos e cuidados de preparação para o parto em Lisboa podem melhorar significativamente o trabalho de parto. Conte connosco!
MARCAR CONSULTACarr, D. J. (2015). The safety of obstetric acupuncture: forbidden points revisited. Acupunct Med, 33(5), 413-419.
Neri, I., Monari, F., Midwife, C. S., & Facchinetti, F. (2014). Acupuncture in post-date pregnancy: a pilot study. J Matern Fetal Neonatal Med, 27(9), 874-878.
Schlaeger, J. M., Gabzdyl, E. M., Bussell, J. L., Takakura, N., Yajima, H., Takayama, M., & Wilkie, D. J. (2017). Acupuncture and Acupressure in Labor. J Midwifery Womens Health, 62(1), 12-28.
Smith, C. A., Crowther, C. A., & Grant, S. J. (2013). Acupuncture for induction of labour. Cochrane Database Syst Rev(8), CD002962.
Acupuncture for Birth Preparation and Delivery: How Investigating Mechanisms of Action Can Generate Research Peter Curtis MD, MRCP Remy R. Coeytaux, MD, PhD Patrice Hapke, MAc, LAc.
https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1533210106298060 Complementary Health Practice Review, Vol. 11 No. 3, October 2006 176-192 DOI: 10.1177/1533210106298060 © 2006 Sage Publications
Acupuncture in Postdate Pregnancy Management, Authors Panel: Isabella Neri; Lucrezia Pignatti; Francesca Fontanesi; Fabio Facchinetti. Journal of Acupuncture and Meridian Studies Volume 11, Issue 5, October 2018, Pages 332-336
Acupuncture or acupressure for relieving pain during labour 7 February 2020 Authors: Smith CA, Collins CT, Levett KM, Armour M, Dahlen HG, Tan AL, Mesgarpour B
🗓️ Agendar sessão de preparação para o parto em Lisboa:
Ligue ou preencha o formulário abaixo. Nós o ajudamos a escolher o melhor tratamento para os seus objetivos.