Origem da Dor de Cabeça
As dores de cabeça, também designadas cefaleias, são um dos tipos mais comuns de dor e só muito raramente surgem como um sintoma de distúrbio subjacente grave.
A dor de cabeça não tem origem no cérebro, ou seja, não tem origem no tecido cerebral propriamente dito, uma vez que este não contém nervos sensitivos. A sua origem será sempre nas meninges, no couro cabeludo, nos vasos sanguíneos e nos músculos, sendo a dor produzida por tração ou distensão, de uma ou mais destas estruturas.
Agendar ConsultaCausas da Dor de Cabeça
São inúmeros os desequilíbrios do organismo que podem provocar a cefaleia e que devem ser investigados pela terapeuta durante a consulta e respetivo tratamento, entre elas podemos ter:
Causas mais comuns
- Postura deficiente;
- Ressaca;
- Excesso de horas de sono
- Cansaço físico e psicológico;
Alimentação
Os seguintes alimentos em excesso, após um largo período de utilização ou ainda de acordo com o organismo de cada pessoa, podem ser os causadores da cefaleia:
- Chocolate;
- Queijo;
- Álcool;
- Vinho tinto;
- Aditivos alimentares;
- Frutas cítricas;
- Picantes;
- Gorduras.
Causas secundárias
A Cefaleia costuma ainda estar presente em algumas patologias, donde se destaca:
- Sinusite;
- Dor de dentes;
- Infeções no ouvido;
- Traumatismos cranianos;
- Osteoartrite cervical;
- Tumores cerebrais;
- Hipertensão;
- Artrite temporal;
- Aneurisma;
- Aumento da pressão no interior do crânio.
Emoções
A dor de cabeça pode ainda aumentar com a irritabilidade e o nervosismo, sendo que em alguns casos poderá durar vários dias e que pode ainda surgir em conjunto com:
- Irritabilidade;
- Mudanças de humor;
- Bocejos e/ou suspiros frequentes;
- Zumbidos nos ouvidos;
- Visão de pontos cintilantes;
- Perturbações sensitivas como formigueiro.
Outras causas
- Predisposição genética;
- Menstruação;
- Alterações hormonais;
- Perturbações vasculares cerebrais;
- Neurológicas;
- Clima;
- Pouca ingestão de água.
Características da Cefaleia
Podem ser sentidas em toda a cabeça ou apenas em alguma área específica, como na nuca, testa, têmporas, atrás do olho, ou ainda no topo da cabeça. Podem ainda ser superficiais ou profundas, pulsáteis ou constantes e acompanhadas ou precedidas por náuseas, vómitos e perturbações visuais ou sensitivas.
Este último tipo de cefaleias dolorosas e persistentes denominam-se enxaquecas e manifestam-se por fortes dores de cabeça localizadas numa das metades da cabeça, sobretudo na região frontal, ocular e temporal e costumam fazer-se acompanhar de náuseas e por vezes de vómitos.
Agendar ConsultaTratamentos para a Dor de Cabeça
É possível com os tratamentos adequados aliviar e eliminar em definitivo, muitos ou praticamente todos os tipos de cefaleia, seja aguda ou crónica. O tratamento é em muitos casos multidisciplinar e pode incluir mais de uma das seguintes formas de tratamento:
Acupuntura para a Dor de Cabeça
É das terapias mais frequentemente utilizadas no tratamento da dor de cabeça. É uma técnica praticamente indolor, com excelentes resultados e inclusivamente recomendada pela Organização Mundial de Saúde.
Através da Acupuntura é possível identificar quais as disfunções do organismo ou estruturais que estão na origem da cefaleia e corrigi-las. Em muitos e não raros casos, o alívio é praticamente imediato.
Laserterapia para a Dor de Cabeça
Trata-se de uma forma de tratamento com a utilização de Laser em determinados pontos e localizações do corpo. Pode ser utilizada em conjunto com a Acupuntura ou de forma isolada para quem prefere um tratamento SEM AGULHAS e INDOLOR.
A Laserterapia produz efeitos iguais ou similares à Acupuntura, sendo o tratamento de eleição para as crianças.
Osteopatia para a Dor de Cabeça
A Osteopatia no tratamento da cefaleia pode atuar através das suas mais variadas técnicas para promover o relaxamento muscular, a circulação sanguínea adequada e corrigir as possíveis disfunções estruturais que estejam relacionadas com a queixa.
É uma técnica segura e que promove bons resultados.
Auriculoterapia para a Dor de Cabeça
O tratamento da Cefaleia com a Auriculoterapia é mundialmente reconhecido. Foi desenvolvido em 1957 pelo neurologista Francês Paul Nogier e amplamente estudado e aplicado desde então.
A estimulação dos pontos auriculares para a cefaleia é uma técnica/terapia que pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com a Acupuntura.
É realizada através de um aparelho que permite identificar e tratar os pontos da orelha que necessitam de tratamento. A estimulação é suave, indolor, segura, rápida, segura e eficaz.
Fitoterapia para a Dor de Cabeça
A Matéria Médica Chinesa ou Fitoterapia Chinesa é prescrita pelo terapeuta após uma criteriosa avaliação do doente. Os produtos utilizados são de grande qualidade e direcionados para cada pessoa em especial e de acordo com o seu diagnóstico diferencial.
A Fitoterapia é realizada em conjunto com os tratamentos de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.
Medicina Chinesa para a Dor de Cabeça
O tratamento com a Medicina Tradicional Chinesa inclui uma grande variedade de terapias que poderão ser utilizadas de acordo com a sua necessidade, entre elas:
Acupuntura, TuiNa, Fitoterapia, Moxabustão, Ventosaterapia, Auriculoterapia, Terapia Alimentar e outras.
Massagem Terapêutica TuiNa para a Dor de Cabeça
Em muitos casos a dor de cabeça é rapidamente aliviada após uma sessão de Massagem Terapêutica TuiNa.
É uma terapia manual pertencente à Medicina Chinesa que pode ser comparada à outras terapias de reabilitação utilizadas na Medicina Alopática.
Agendar ConsultaAgende uma Consulta para Tratar a Dor de Cabeça
Especialista em Cefaleia em Portugal, Douglas Pompermaier, realiza consultas na SP Clinic, a sua Clínica de Tratamento da Cefaleia em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento para a dor de cabeça no centro de Lisboa, perto de si.