Gestão do Stress: estratégias diárias e terapêuticas para combater o stress e adversidades do dia-a-dia.
Gestão do Stress: bem-estar físico e emocional
Todos nós enfrentamos stress nas nossas vidas, é a patologia do nosso tempo. E uma vez que a grande maioria dos problemas de saúde são causados ou influenciados pelo stress, torna-se importante compreender como o seu corpo reage a este estímulo e aprender técnicas eficazes de gestão do stress para que ele funcione a seu favor e não contra si.
O que é o stress?
O Stress é a resposta do seu corpo às mudanças na sua vida e é praticamente impossível evitá-lo. Não há como fugir ou deixá-lo para trás. As mudanças são constantes em todos os aspetos da nossa vida, desde o social ao afetivo, e nas simples ações e decisões diárias que aumentam o nível de stress presente no corpo.
O objetivo não deve ser eliminar todo o stress à sua volta, e sim, reduzir ou acabar com todo o stress desnecessário e gerir eficazmente o restante.
Causas do stress
O stress pode ter diversas causas, sendo conhecidas como “fatores de stress”. Como a compreensão do que é considerado “stressante” é criada pelas perceções únicas de cada pessoa (com base na própria personalidade, vivencias e padrões de pensamentos), uma situação pode ser vista como “stressante” por alguns e meramente “desafiante” para outros.
Certas situações tendem a causar mais stress na maioria das pessoas e podem aumentar o risco de esgotamento, burnout, ansiedade, depressão e outros mais.
É bastante provável que o stress apareça em momentos de grandes exigências, pouco controlo e escassas escolhas. É possível sentir stress na falta de preparação, no estudo, em situações onde pode ser duramente julgado por outra pessoa, em que as consequências para o fracasso são acentuadas ou imprevisíveis.
Muitas pessoas estão frequentemente stressadas por causa dos seus trabalhos, relacionamentos, questões financeiras e problemas de saúde. Outros por situações do dia-a-dia como a desorganização ou horários. Aprender e integrar competências na gestão do stress pode ajudar significativamente a reduzir as suas manifestações e melhorar significativamente a sua saúde.
Efeitos e sintomas do stress no corpo e na mente
Da mesma forma que o stress é interpretado de forma diferente por cada pessoa, também as suas manifestações e os seus efeitos serão diferentes.
Existe uma longa lista de efeitos sentidos pelo stress, que vão desde os sintomas mais ligeiros aos que ameaçam a vida. O stress afeta a imunidade, que por sua vez pode ter um grande impacto em praticamente todas as áreas da saúde. O stress também afeta o humor de muitas maneiras diferentes.
Alguns dos possíveis sintomas causados pelo stress:
- Sensação de cansaço, fadiga;
- Dor nas costas, dor muscular;
- Diarreia ou obstipação (prisão de ventre);
- Dor na barriga/estômago, (gastralgia);
- Aftas na boca, azia, refluxo e queimação;
- Tensão arterial alta;
- Tonturas e náuseas;
- Dor de cabeça, enxaqueca;
- Zumbido nos ouvidos (tinitus);
- Depressão;
- Irritabilidade e falta de paciência;
- Insónia e perturbações do sono.
A elaboração de um plano de gestão do stress adequado às suas necessidades é frequentemente uma parte de um plano de bem-estar geral.
MARCAR CONSULTATratamentos para a Gestão do Stress
O stress pode ser gerido eficazmente de muitas maneiras diferentes. O melhor plano de gestão do stress é aquele que inclui diferentes abordagens terapêuticas que atuam no stress físico e psicológico, e que ajudam a desenvolver a resiliência e as capacidades de lidar com o stress.
Na nossa clínica em Lisboa dispomos de diversas terapias de saúde e bem-estar que o podem ajudar a combater o stress, entre as técnicas mais eficazes estão as massagens terapêuticas e de relaxamento, tratamentos faciais e corporais GERnétic, acupuntura e a medicina tradicional chinesa.
Tratar o stress com a Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa
A acupuntura e a medicina tradicional chinesa (MTC) oferecem uma abordagem profunda e de raiz no tratamento e gestão do stress.
As sessões de acupuntura, frequentemente combinadas com fitoterapia, massagem terapêutica tuiná, moxabustão e outras técnicas, costumam ter um efeito bastante notável num curto espaço de tempo, normalmente entre 2-8 semanas é possível ver grandes melhoras nos sintomas apresentados.
Contudo, a chave para resultados duradouros e sustentáveis reside na adoção de uma abordagem a longo prazo e mais abrangente, sem nunca esquecer os hábitos de vida diários que devem ser alterados.
Durante as sessões de tratamento, iremos trabalhar consigo para avaliar o estilo de vida e as rotinas de exercício; nutrição; práticas de meditação e/ou autorreflexão; e o equilíbrio diário trabalho-lazer-descanso.
Esta é a oportunidade ideal para criar mudanças duradouras e a longo prazo que afetam diretamente a sua saúde emocional e mental.
10 Formas para aliviar o stress
- Abrace mais – os abraços libertam a hormona redutora do stress, a hormona do prazer e do amor, a oxitocina;
- Faça uma massagem de Aromaterapia – os aromas dos óleos essenciais diminuem a hormona do stress e relaxa tanto o corpo como a mente;
- O Stress origina dores de cabeça ou musculares nas zonas do pescoço e ombros? Então faça uma massagem terapêutica Tui Ná – é uma massagem oriental que irá tratar e resolver todas as suas tensões e dores musculares;
- Meditação – experimente uma sessão ou faça-a online. Poderá sentir alguma dificuldade no início, mas seguramente que irá sentir muitas melhoras logo na primeira sessão;
- Exercício físico – a atividade física ajuda a regular os níveis hormonais e é extremamente saudável. Faça pausas no trabalho ou experimente uma caminhada em contato com a natureza;
- Acupuntura – as sessões regulares de acupuntura na gestão do stress são úteis em todos os sintomas que possa apresentar, inclusive na ansiedade que está muitas vezes relacionada com o stress;
- Desenvolva hábitos e pensamentos positivos – fale consigo próprio e crie um diálogo harmonioso com a sua mente;
- Pratique Yoga ou Chi Kung – o movimento, meditação e o controle da respiração são ótimos para a saúde;
- Disponibilize tempo de lazer – com a família, para a jardinagem, acampar, costurar, tricô, ler, dançar. Faça algo que aprecie e que o faça sentir-se bem;
- Beba um chá e ajude o seu corpo a relaxar, desde que não seja um chá estimulante como preto ou verde. Opte antes pela camomila, cidreira, erva príncipe, hortelã-pimenta, alfazema, hipericão, valeriana ou passiflora.
🗓️ Agendar Sessão de Gestão do Stress em Lisboa:
Ligue ou preencha o formulário abaixo. Nós o ajudamos a escolher o melhor tratamento para os seus objetivos.