Quais são os Vegetais Crucíferos (ou Brássicas) e seus benefícios
…os vegetais que devem começar desde já fazer parte da sua vida
Escrito por: Chef. Sílvia Ferreira Campos
Sem dúvida o mais popular deles são os BRÓCOLOS, a verdade é que há uma longa lista destes vegetais e que deve também incluir , pois todos os vegetais crucíferos possuem fitoquímicos, vitaminais, minerais e fibras, nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo.
Incluir estes crucíferos na sua alimentação para além de contribuir para a sua dose diária de vitaminas e minerais e estudos revelam que os compostos bioativos encontrados neste grupo de alimentos, que componentes e nutrientes contribuem para auxiliar na eliminação de toxinas no corpo , o conhecido efeito “detox“. Os vegetais crucíferos também são conhecidos por estimular o sistema de defesa do nosso corpo, tornando a nossa imunidade mais fortalecida.
Outros pontos positivos dos alimentos em relação à proteção do organismo são os seus efeitos de diminuição da inflamação, proteção ao cérebro e perca de peso.
Para além de serem nutritivos são saborosos e muito versáteis na cozinha, em preparações frias como saladas , sopas, smoothies verdes, ensopados ou salteados.
O importante é fazer uma alimentação que satisfaça as suas necessidades físicas, mas também emocionais, afinal, comer deve ser sempre um grande prazer, ter uma boa relação com a comida é fundamental.
Por isso na sua próxima lista de compras inclua mais brássicas para além Brócolos …
Lista de vegetais crucíferos:
- Brócolos
- Rúcula;
- Couve de Bruxelas;
- Couve-flor;
- Repolho;
- Couve chinesa;
- Couve-galega;
- Rabanete;
- Agrião;
- Folhas de mostarda;
- Bok choy;
- Nabo
Curioso os vegetais que fazem parte da família dos crucíferos ou brássicas tem algo em comum, parecerem-se com uma flor, como o brócolos, a couve flor e couve de Bruxelas, e todos eles contam com um formato de uma cruz.
Lembre-se que a alimentação deve ser diversificada para aproveitarmos o que cada alimento o melhor de cada alimento.
Veja também: Terapia Alimentar: O que é e como funcionaNecessita de ajuda? Agende a sua consulta com a Chef Sílvia Ferreira-Campos e saiba não apenas o que comer, mas como elaborar pratos altamente nutritivos, saudáveis e DELICIOSOS.