Insónia: Causas e Tratamentos | Lisboa

tratamento da insonia em lisboa com acupuntura

A insónia

Em Portugal, estima-se que cerca de 28,1% da população com mais 18 anos sofre de insónia, pelo menos três noites por semana.

O sono é um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde. Noites mal dormidas ou quando o sono é curto e não reparador, são das principais causas de problemas de saúde, incluindo distúrbios físicos e mentais.

A insónia é uma das causas pelas quais as pessoas mais procuram a nossa ajuda.

Considera-se sofrer de insónia quem apresenta:

  • Dificuldade em adormecer;
  • Acordar durante a noite;
  • Sono não reparador;
  • Acordar muito cedo, normalmente após às 5h;
  • Muitos sonhos.

As causas da Insónia

São inúmeros os desequilíbrios do organismo que podem provocar a insónia e que devem ser investigados pela terapeuta durante a consulta e respetivo tratamento, como outras causas podemos ter:

Causas externas

  • Mudança de tempo;
  • Temperatura do quarto;
  • Consumo excessivo ou tardio de substâncias estimulantes;
  • Preocupação ou perturbação emocional;

Causas secundárias

  • Asma;
  • Comichão por algum problema de pele;
  • Dores.

Agendar Consulta


Tratamento para a Insónia

A Medicina Chinesa oferece segundo a Organização Mundial de Saúde, um tratamento com eficácia de 98% nos casos de insónia aguda e crónica. Trata-se de um tratamento natural para a insónia e sem efeitos secundários com uma grande taxa de sucesso.

Para o tratamento da insónia poderão ser utilizadas as seguintes terapias:

Acupuntura para a insónia

O tratamento da insónia com a acupuntura é amplamente reconhecido e indicado pela Organização Mundial de Saúde.

A acupuntura funciona através da estimulação de determinados pontos espalhados pelo corpo, sendo possível reequilibrar o organismo, relaxar, acalmar a mente e recuperar o sono há muito perdido. Favorece ainda a atividade dos neurotransmissores como a serotonina, que ajudam o organismo a relaxar.

 

Laserterapia para a insónia

A aplicação de Laser é uma excelente alternativa à Acupuntura, quer para crianças ou para qualquer pessoa que prefira um tratamento SEM AGULHAS.

É um tratamento totalmente indolor que utiliza os mesmos princípios da Acupuntura, porém sem agulhas e com o mesmo ou similar efeito terapêutico.

Fitoterapia para a insónia

A Matéria Médica Chinesa, também chamada de Fitoterapia Chinesa é um tratamento natural para a insónia.

A Fitoterapia partilha o mesmo princípio que as restantes terapêuticas, reequilibrar o organismo e reestabelecer o ciclo de sono, quer seja em conjunto ou isolada das demais terapias.

Auriculoterapia para a insónia

O tratamento da insónia com a Auriculoterapia é mundialmente reconhecido. Foi desenvolvido em 1957 por pelo neurologista Francês Paul Nogier e amplamente estudado e aplicado desde então.

A Auriculoterapia é realizada através de uma estimulação elétrica suave em determinados pontos na orelha, onde todo o corpo está representado, com a posterior aplicação de esferas nos pontos que foram trabalhados. O paciente deve pressionar diariamente estas esferas de forma a manter o estimulo.

Moxabustão para a insónia

A Moxabustão é uma terapia de calor natural que recorre à combustão da planta de nome "Artemísia", cujos efeitos terapêuticos são extremamente benéficos para a saúde.

De sensação térmica e cheiro agradável, a moxabustão tem efeito antioxidante, elimina toxinas, regula a atividade do coração e é capaz de aumentar os glóbulos vermelhos, proporcionando um momento de relax com vista a recuperar o sono.

 

Osteopatia para a insónia

A Osteopatia através da Terapia SacroCraniana (TSC) tem como objetivo avaliar e melhorar a função fisiológica do sistema sacro craniano, um sistema fisiológico do qual fazem parte as membranas cranianas e o líquido cefalorraquidiano que envolve e protege o cérebro e a espinal medula. Produzindo um excelente efeito no relaxamento e na melhora do sono.

Além da TSC, a Osteopatia pode também recorrer a outras técnicas com o objetivo de avaliar e tratar disfunções estruturais e quadros de dor que possam estar na causa da insónia.

Outros tratamentos para a insónia

Existem ainda outras terapias pertencentes à Medicina Chinesa que poderão ser utilizadas no tratamento para insónia, cuja escolha irá depender e variar de acordo com o diagnóstico individual de cada paciente, entre elas: Ventosaterapia, Gua Sha, Massagem TuiNa, Qi Gong e outros.

Tratamento natural para a insónia

Diversos tratamentos naturais para a insónia, estão disponíveis na SP Clinic, sem a utilização de fármacos ou químicos.

Pode ainda realizar um tratamento natural caseiro e, caso não resulte, deverá então agendar a sua consulta connosco. O tratamento em questão consiste em preparar um chá com algumas das seguintes plantas: valeriana, passiflora, lavanda, camomila, cidreira, hipericão perforatum, tília e lúpulo.

Como preparar o chá para insónia:

  1. Escolha 3 ou 4 das plantas acima referidas;
  2. Separe 1 colher de sopa rasa de cada uma delas para dentro de um bule ou outro recipiente;
  3. Despeje cerca de 1 litro de água fervida nas plantas previamente separadas;
  4. Deixe em infusão entre 7-10min;
  5. Coar e beber ao longo dia.

Agende uma Consulta para Tratar a Insónia

Especialista em Insónia em Portugal, Douglas Pompermaier, realiza consultas na SP Clinic Lisboa, próximo ao metro Rato.

210 993 179 ou 917 917 404 (Horários de Atendimento: 2ª a 6ª Feira das 10h as 19h)

Agende a sua Consulta através do formulário abaixo ou dos telefones acima.

Endereço da SP Clinic: Rua Dom João V 15 C, Lisboa, Portugal.

SP Clinic Lisboa - Clínica de tratamento da insónia em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento para dormir melhor. Tratamento para o sono. No centro de Lisboa, perto de si.