Massagem pode reduzir o stress

Massagem pode reduzir o stress

Massagem pode reduzir o stress

Massagem pode reduzir o stress. O stress é um componente com grande prevalência em nossa atualidade, podendo ter impacto bastante forte e negativo na saúde e bem-estar da população em geral. São muitos os sintomas e as doenças causadas a longo prazo pelo excesso de stress. 

Através de um estudo acerca dos efeitos da massagem em trigger points, foi possível comprovar uma descida significativa no ritmo cardíaco, na pressão arterial sistólica e diastólica. Os níveis do consumo de oxigénio, pressão arterial e cortisol salivar, foram todos reduzidos após 10-15 minutos de massagem nos estudos realizados. Foram ainda verificadas e medidas alterações no estado psicológico através de respostas fisiológicas, das Escalas de Stress, POMS e Ansiedade. 

Nos estudos científicos referenciados, todos os participantes apresentaram mudanças significativas no estado emocional e no nível de stress. 

A massagem pode reduzir o stress, quer seja a massagem terapêutica ou massagem de relaxamento. 

A massagem terapêutica irá atuar no stress reduzindo a tensão muscular. O excesso de tensão muscular bloqueia a circulação, originando processos de estagnação por todo o organismo. Essa tensão e eventualmente a dor que a acompanha, é aliviada através das diferentes técnicas de massagem terapêutica, que visam eliminar todos os bloqueios do organismo, favorecendo o bem-estar, tanto físico como mental. 

A massagem de relaxamento reduz o stress e a tensão, principalmente mental. É a massagem ideal para aliviar o stress desde que não haja uma tensão muscular muito importante. Trata-se de uma massagem mais suave que com a utilização de óleos essenciais pode ser uma grande aliada no combate ao stress. 

 Autor:

Douglas Pompermaier
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Referências 

  • Delaney, J.P., Leong, K.S., Watkins, A., & Brodie, D. (2002). The short-term effects of myofascial trigger point massage therapy on cardiac autonomic tone in healthy subjects. Journal of Advanced Nursing, 37, 364-71. 
  • Boone, T., Tanner, M., & Radosevich, A. (2001). Effects of a 10-minute back rub on cardiovascular responses in healthy subjects. American Journal of Chinese Medicine. 29, 47-52. 
  • Cady, S. H., & Jones, G. E. (1997). Massage therapy as a workplace intervention for reduction of stress. Perceptual & Motor Skills, 84, 157-158. 
  • Field, T., Ironson, G., Scafidi, F., Nawrocki, T., Goncalves, A., Burman, I., Pickens, J., Fox, N., Schanberg, S., & Kuhn, C. (1996). Massage therapy reduces anxiety and enhances EEG pattern of alertness and math computations. 
  • International Journal of Neuroscience, 86, 197-205. 
  • Brennan, M.K. & DeBate, R(2004).The effect of chair massage on stress perception of hospital bedside nurses. Massage Therapy Journal 43, (1), 76-86. 
  • Field, T., Quintino, O., Henteleff, T., Wells-Keife, L., & Delvecchio-Feinberg, G. (1997). Job stress reduction therapies. Alternative Therapies in Health and Medicine, 3, (4), 54-56. 
  • MacDonald, G. (1998). Massage offers respite for primary care givers. The American Journal of Hospice & Palliative Care, Jan/Feb, 43-47. 
  • Cady, S. H. & Jones, G. E. (1997). Massage therapy as a workplace intervention for reduction of stress. Perceptual & Motor Skills, 84(1), 157-158. 

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento do stress em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Massagem relaxamento e terapêutica para o stress. No centro de Lisboa, perto de si.