Trânsito Intestinal Irregular

Prisão de ventre ou obstipação

Trânsito intestinal irregular. Um intestino que não funciona corretamente, não absorve nem transforma apropriadamente e não aproveita na íntegra os alimentos e os seus constituintes, o que gera um aproveitamento muito deficiente da alimentação, por melhor que ela seja.

Normalmente nesses casos teremos pessoas com queixa de diarreia e fezes moles com alimentos por digerir na matéria fecal – vale aqui lembrar que a alimentação e todo o processo digestivo inicia na boca – por outro lado, aqueles que sofrem com prisão de ventre – obstipação intestinal – estão constantemente a envenenar o próprio corpo.

Os alimentos após serem ingeridos e digeridos, levam aproximadamente a volta de 6 horas para percorrerem todo o intestino. Nesse momento já se encontra formado o bolo fecal, estando pronto para ser eliminado. Quando ou enquanto isso não acontece, a absorção intestinal continua a acontecer, o que não é bom, pois em sua grande parte, o bolo fecal já não terá muitos nutrientes, mas sim toxinas que está a expelir do organismo e que devido ao mau funcionamento intestinal, volta a ser absorvida e injetada nas mucosas e na circulação sanguínea. Assim o indivíduo entra num processo de intoxicação, inflamação e febre intestinal, que tende a estar na origem de muitas doenças, ou seja, perda do estado de saúde.

“A doença, ou seja a falta de saúde, não é obra dos espíritos maléficos, nem do micróbio, mas sim um desarranjo funcional por febre gastrintestinal, que em grau variável é revelado pela íris e confirmado pelo pulso de todos os doentes.” Acharan, Manuel Lazaeta – Medicina natural ao alcance de todos

Torna-se assim imprescindível regular e normalizar o trânsito intestinal e todo o processo digestivo de forma a recuperar o estado de saúde – homeostasia – seja ela qual for a patologia ou doença de que se esteja a sofrer, e até mesmo para a prevenção da mesma.

A febre gastrintestinal é o processo que se inicia nas mucosas do aparelho digestivo, o que se estende aos demais órgãos afetados por qualquer doença, determinando a classificação de enfermidade que constitui a patologia. Segundo o exposto, a arte de curar é a arte de desinflamar, o que jamais se conseguirá enquanto não se normalizar o processo digestivo do doente.

sistema-digestivo

Algumas doenças bem conhecidas:

  • Pneumonia é a inflamação dos pulmões;
  • Pleurisia ou Pleurite é a inflamação da pleura;
  • Bronquite é a inflamação dos brônquios;
  • Gastrite é a inflamação da mucosa estomacal;
  • Enterite é a inflamação do intestino delgado;
  • Colite é a inflamação do intestino grosso;
  • Apendicite é a inflamação do apêndice;
  • Amigdalite é a inflamação das amígdalas;
  • Hepatite é a inflamação do fígado;
  • Meningite é a inflamação do cérebro e meninges;
  • Nefrite é a inflamação dos rins;
  • Orquite ou Orqueíte é a inflamação dos testículos;
  • Metrite ou Endometrite é a inflamação do útero;
  • Ovarite ou Ooforite é a inflamação dos ovários;
  • Cistite é a inflamação da bexiga;
  • Sinusite é a inflamação do seio frontal ou maxilar;
  • Uretrite é a inflamação da uretra;
  • Prostatite é a inflamação da próstata;

Entre outros.

 

“A digestão é a base do processo vital e, quando ela é boa, assegura a saúde do indivíduo, sendo toda a doença efeito de más digestões, agudas ou crónicas.” Acharan, Manuel Lazaeta – Medicina natural ao alcance de todos

 

Torna-se necessário para corrigir e normalizar o mau funcionamento digestivo e intestinal, uma alimentação cuidada e regrada, ingestão diária de água, exercícios físicos regulares, contato com a natureza e respirar ar puro. Evite a auto medicação com produtos laxativos, que nada resolvem, muito pelo contrário, apenas destroem toda a flora intestinal dificultando ainda mais o processo digestivo.

Informe-se com o seu médico sobre os cuidados a ter e sobre a sua situação, faça os exames necessários para despistar questões mais urgentes. Procure ajuda com um Nutricionista ou com as medicinas naturais como a Medicina Tradicional Chinesa, Naturopatia ou Homeopatia. Estas podem ajudá-lo a recuperar a normalidade digestiva e funcional do organismo com tratamentos naturais a base de plantas, medicamentos naturais, exercícios e programas diários de saúde.

Não deixe os seus intestinos esquecidos, como diz o Dr. Manuel L. Acharan “somos um aparelho digestivo com membros; é no ventre que se elabora a Saúde e se origina a doença, qualquer que seja o nome ou manifestação.”

“O estômago é a oficina onde se constrói a Saúde e a Vida”Cervantes

 

Pense e reflita, a sua saúde está nas suas mãos, e na sua boca.

 

Fonte: Acharan, Manuel Lazaeta – Medicina natural ao alcance de todos

Autor: Douglas Pompermaier

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento da obstipação em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento natural para a prisão de ventre. No centro de Lisboa, perto de si.