Rosácea Couperose: Tratamentos

tratamento da rosacea couperose

O que é Rosácea Couperose?

Rosácea couperose é uma doença inflamatória crônica da pele. A afeção se manifesta principalmente no centro da face, mas pode expandir-se pelas bochechas, nariz, testa e queixo e afeta mais os adultos entre 30 e 50 anos. Embora as mulheres sejam mais suscetíveis, os homens desenvolvem as formas mais graves da enfermidade.

O que causa a Rosácea?

Provavelmente, diversos fatores estão envolvidos no aparecimento da rosácea couperose. Segundo as pesquisas e estudos dermatológicos, os mais importantes são:

  • Predisposição genética;
  • Alterações emocionais e hormonais;
  • Mudanças bruscas de temperatura;
  • Exposição solar;
  • Uso de bebidas alcoólicas;
  • Medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes;
  • Ingestão de alimentos de natureza quente e alimentação desregrada;
  • Permeabilidade intestinal;
  • Irritabilidade e acessos de raiva, stress;
  • Banhos turcos, saunas e ambientes húmidos.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com o grau de evolução .A primeira manifestação é chamada de pré-rosácea. Sua principal característica é a tendência à ruborização fácil e passageira.

O quadro evolui progressivamente para uma vermelhidão (eritema) no centro da face, que não regride e está associado a crises de calor e ardência. Nessas áreas vermelhas, ocorre um aumento de vasos sanguíneos semelhantes a teias de aranha (telangiectasias) e de pápulas ou pústulas. Essas lesões inflamatórias se diferenciam das provocadas pela acne, porque não apresentam pontos pretos.

Em casos severos, pode surgir uma lesão nos olhos denominada rosácea ocular, com sintomas semelhantes aos da conjuntivite e danos na córnea.

Nas formas mais graves, a pele fica mais espessa e aparecem nódulos inflamatórios que possuem aspeto disforme e bulboso. Esses sintomas caracterizam a rinofima, uma complicação que afeta mais os homens.

Rosácea é uma desordem crônica da pele para a qual ainda não se conhece a cura definitiva. O tratamento é indicado de acordo com o grau de evolução do caso com o objetivo de amenizar ou, quando possível, reverter o quadro.

Rosácea: Tratamentos

Fototerapia IPL

O IPL como coadjuvante no tratamento da Rosácea é bem tolerado, apresenta resultados gradualmente, regenera os transtornos dérmicos. O IPL usado para a fototerapia emite um feixe de luz que irá atuar no vasos sanguíneos e capilares que encontram-se bloqueados. Deve se evitar a exposição solar durante o período de tratamento.

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Chinesa atua na Rosácea identificando a disfunção do organismo que está na sua origem. Todo sintoma ou patologia é sinónimo de disfunções orgânicas e metabólicas que podem ser reguladas com o auxílio da MTC. Após o diagnóstico será definido o tipo de tratamento a ser efetuado. Poderá ser usada a acupuntura, moxabustão, fitoterapia, dietética e nutrição, e ainda a recomendação de produtos ou cremes específicos para a rosácea.

Terapia Alimentar

A rosácea é uma patologia extremamente comum em pessoas com deficiências nutricionais. O vermelhidão ocorre quando determinadas substâncias correm livremente pelo sistema sanguíneo sem serem devidamente filtradas pelo organismo. A terapia alimentar visa regular a alimentação para corrigir os sintomas apresentados.

Cremes tópicos

A utilização diária de produtos vascularizantes com efeito descongestionantes é imprescindível, bem como a utilização de fator de proteção solar específico para pele sensível, não comedogénico evitam as agressões externas que desencadeiam as inflamações. Os cremes GERnétic são uma excelente forma de tratamento para todas as condições de pele. Conheça os cremes para rosácea couperose da GERnétic.

Fármacos

O tratamento pode ser tópico (local), ou sistêmico (com antibióticos por via oral), ou cirúrgico utilizando laser, ou ainda através das medicinas naturais.

O fundamental, porém, é evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da rosácea.


Recomendações

  • Não se automedique. Procure um especialista tão logo note alterações na pele do rosto, como vermelhidão e inchaço;
  • Evite a exposição ao sol e as mudanças bruscas de temperatura;
  • Procure relacionar os alimentos que ingeriu e o uso de cosméticos ou de produtos à base de corticosteroides com os episódios de rosácea;
  • Evite o excesso de alimentos quentes como os picantes, grelhados, cozinhados de longa preparação e/ou com demasiados condimentos/especiarias, bebidas alcoólicas, tabaco;
  • Use sempre protetor solar; especifico para o rosto, varias aplicações diárias.
  • Não tome banho nem lave o rosto com água muito quente.
  • Faça regularmente tratamentos especializados, fototerapia, mascara específicas e drenagem linfática facial e extremamente importante a ingestão diária de pelo menos 1.5lt de água natural.

Autores: Suselaine e Douglas Pompermaier


Para mais informações sobre o Tratamento da Rosácea, entre em contato conosco.

Tel: 210 993 179 – Tlm: 917 917 404

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento da rosácea em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento estético para rosácea. No centro de Lisboa, perto de si.