Início » TRATAMENTOS » Bolinhas nos pés: Causas e Tratamento das Pápulas Podais Piezogénicas Dolorosas em Lisboa

Bolinhas nos pés: Causas e Tratamento das Pápulas Podais Piezogénicas Dolorosas em Lisboa

Tratamento das bolinhas nos pés em Lisboa

Bolinhas nos Pés - (pápulas piezogénicas)

Reparou na presença de bolinhas nos pés quando pisa e sente dor no calcanhar quando está em pé que é imediatamente aliviada após aliviar a pressão? A dor no pé piora após exercícios prolongados ou ao final do dia? Ao pisar, repara na formação de bolinhas ao redor do calcanhar?

Se respondeu sim a estas perguntas é bastante provável que sofra com as chamadas “Pápulas Podais Piezogénicas Dolorosas”. Embora as pápulas piezogénicas sejam mais comumente encontradas no calcanhar, também podem ser encontradas no pulso e na palma da mão.

Neste artigo iremos descrever as principais características desta condição, causas e os tratamentos disponíveis para as bolinhas nos pés (pápulas piezogénicas podais).

MARCAR CONSULTA

O que é

Descritas por Shelley e Rawnsley em 1968, pensa-se que a formação destas bolinhas nos pés seja causada pela herniação da gordura através do estroma do tecido conjuntivo do calcanhar.

As pápulas piezogénicas são relativamente comuns e ocorrem com mais frequência em corredores, triatletas e indivíduos expostos a longos períodos em pé. É também bastante frequente em indivíduos com doenças do tecido conjuntivo, especialmente na síndrome de Ehlers-Danlos e síndrome de Prader-Willi.

Características

É caracterizada pela presença de pequenas bolinhas na área dos calcanhares que têm como causa pequenas hérnias do tecido adiposo que são produzidas por falha do tecido conjuntivo. Podem ser notadas na parte lateral e média do pé quando se está de pé e que desaparecem quando se deixa de fazer pressão sobre o pé.

Estas bolinhas nos pés surgem sob a forma de diversas pápulas que medem entre 2 e 5 mm. Conforme aumentam de tamanho, mais dor o paciente terá. O tamanho das pápulas pode aumentar por traumatismos na região dos calcanhares e devido ao excesso de peso.

Na maioria dos casos, estas lesões são vistas em pessoas com mais de 40 anos de idade, sendo mais frequente em mulheres. Na grande maioria dos casos a sua presença é totalmente assintomática, não causando nenhum tipo de dor ou desconforto. Quando são dolorosas, é devido a isquemia (falta de fornecimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução) causada pela extrusão da gordura com o feixe neurovascular da área do calcanhar, o que dá origem a dor e inflamação na área mais profunda da derme.


Causas das bolinhas nos pés

As principais causas são:

  • Atividade física intensa: exercícios intensos e constantes fazem com que apareçam as pápulas nos pés devido a compressão da área do calcanhar. Estudam indicam que 1/3 das pessoas com estas queixas são corredores;
  • Sobrepeso ou obesidade: o excesso de peso e a pressão sobre os calcanhares faz com que as pápulas sejam mais facilmente notadas, causando dor e possível inflamação local;
  • Permanecer de pé por longos períodos: a pressão sobre a região dos calcanhares durante muito tempo contribui para a formação das pápulas;
  • Ficar na mesma posição por tempo prolongado: agrava as lesões presentes na região dos calcanhares como consequência da pressão nesta posição;
  • Síndrome de Ehlers-Danlos (SED): uma doença hereditária que se caracteriza pelo aumento da elasticidade da pele, facilidade na formação de hematomas e hipermobilidade articular. Estas alterações são o resultado de alterações genéticas que afetam as estruturas relacionadas ao colágeno. A presença de pápulas piezogénicas são notadas mais frequentemente em pessoas que sofrem desta doença.
  • Síndrome de Prader-Willi (PWS): uma desordem genética devido à perda de função de genes específicos, o que causa perda de tónus muscular.

Outras condições que podem causar as referidas bolinhas nos pés:

  • Quistos, normalmente surgem no tornozelo ou peito do pé;
  • Fibromatose plantar,  são nódulos vistos facilmente quando o pé está em dorsiflexão contra o membro inferior;
  • Doença reumática cardíaca;
  • Artrite reumatoide.

Tratamento para as bolinhas nos pés

A grande maioria das pessoas com pápulas pizogénicas não apresentam qualquer tipo de dor ou desconforto. Para estes casos não é necessário tratamento, uma vez que não representam qualquer perigo. De qualquer, modo se as bolinhas são incómodas é possível realizar tratamentos para o fortalecimento do tecido local, melhorando a herniação.

Para as pessoas que se queixam com dores nos pés e calcanhares o tratamento é uma necessidade. O desconforto é tal que muitas vezes impossibilita o doente de poder andar e de realizar as suas tarefas diárias, especialmente para aqueles que passam muito tempo em pé ou desportistas.

As terapêuticas disponíveis para o tratamento das pápulas podais piezogénicas em Lisboa são:

  • Eletroacupuntura: Atua na inflamação e no fortalecimento das fibras do tecido afetado;
  • Radiofrequência: Em conjunto com a Eletroacupuntura irá redobrar o efeito refirmante (combate a flacidez) do tratamento;
  • Laser: é uma terapia com efeitos comprovados tanto na inflamação como no fortalecimento dos tecidos;
  • Cremes: A utilização de um creme regenerador e nutritivo é fundamental para favorecer os tratamentos em gabinete. O Synchro é o creme mais utilizado no pós-operatório e tratamento das cicatrizes por possuir propriedades únicas em todos os processos de regeneração da pele;
  • Infravermelho e Ultrassom: ambos são excelentes no tratamento da inflamação;

Outras terapias estão disponíveis se necessário.

MARCAR CONSULTA

Dicas para evitar as bolinhas nos pés

Nem sempre é possível evitar o aparecimento das pápulas piezogénicas e da dor causada por elas. O ideal é realmente realizar os tratamentos necessários porém, estas dicas poderão ajudar a minimizar a pressão exercida sobre os pés e promover algum alívio.

  • Utilize palmilhas adequadas a sua condição. Visite um Podologista e peça as suas palmilhas corretoras. Elas ajudam a distribuir melhor o peso nos pés, aliviando a dor e a formação das pápulas piezogénicas;
  • Caso apresente excesso de peso, pondere perder alguns kilos. Esta mudança aliviará a pressão sobre os calcanhares;
  • Evite permanecer por muito tempo de pé;
  • Recomenda-se não praticar desporto impacto;
  • Cataplasmas de argila verde ou gengibre local são benéficos para eliminar a inflamação nos pés.

Agendar consulta de Medicina Chinesa para tratar as bolinhas nos pés em Lisboa:

Ligue ou preencha o formulário abaixo. Nós o ajudamos a escolher o melhor tratamento para os seus objetivos..

Telefones:

Atendimento: 2ª a 6ª - 10h as 19h

Endereço da Clínica:

Rua Dom João V, 15 C, Lisboa (📍mapa)

A clínica fica no centro de Lisboa, junto ao Largo do Rato. Próximo ao Edifício Amoreiras, Jardim das Amoreiras e Campo de Ourique.

Entre em contacto:

SP Clinic Corpo & Mente - Somos Especialistas nos Tratamentos de Saúde e Estética em Portugal.

WhatsApp Chat
✅ ENVIAR MENSAGEM

Compre Produtos GERnétic LisboaLoja GERnétic em Portugal
Para o ROSTO | - - - | Para o CORPO