A hérnia de disco cervical é uma condição que apesar de não ser a mais comum, ainda afeta muitas pessoas em todo o mundo, causando dor e desconforto na cervical, dor de cabeça, parestesia nos braços e outros sintomas. A cervical é a parte superior da coluna vertebral composta por sete vértebras (C1 a C7) e discos intervertebrais. Esses discos têm a função de absorver impacto e permitir a movimentação da coluna cervical. Quando o núcleo pulposo se projeta para fora do disco, ocorre a hérnia de disco.
Mantenha-se connosco e aprenda mais sobre os discos cervicais herniados, as suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis.
🤔 Causas da Hérnia de Disco Cervical
São diversas as possíveis causas para a hérnia de disco cervical, sendo a degeneração do disco é a causa mais comum. À medida que envelhecemos, os discos intervertebrais perdem água e tornam-se menos flexíveis, deixando-os mais suscetíveis a roturas e consequentemente, à hérnia de disco.
Outras possíveis causas incluem:
- trauma, como acidentes de automóvel ou quedas;
- atividades que exigem esforço excessivo da coluna cervical;
- fatores genéticos;
- escoliose;
- estilo de vida, sedentarismo e má postura também podem contribuir para o desenvolvimento de uma hérnia de disco cervical.
🧑🏻⚕️ Sinais e sintomas da hérnia de disco cervical
Os sinais e sintomas da hérnia de disco cervical variam segundo o tamanho e localização da hérnia. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, enquanto outras podem experimentar dor intensa, parestesia e perda de força nos braços, mãos ou dedos.
A dor é geralmente sentida no pescoço e pode ser acompanhada por rigidez e limitação de movimento. Em alguns casos, a dor pode irradiar para os ombros, braços e mãos, o que é conhecido como radiculopatia cervical. A radiculopatia ocorre quando a hérnia de disco comprime uma raiz nervosa, causando dor e outros sintomas ao longo do trajeto do nervo.
Outros sintomas, como cefaleia (dor de cabeça), tonturas, zumbido nos ouvidos ou dor na ATM, também podem ter origem na hérnica de disco.
🏥 Tratamento da Hérnia de Disco Cervical: opções não cirúrgicas
Na nossa clínica em Lisboa, recorremos aos tratamentos com abordagens não cirúrgicas que visam aliviar a dor e restantes sintomas. As nossas soluções incluem:
1️⃣ Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa no Tratamento da Hérnia de Disco Cervical
A acupuntura é uma prática médica tradicional chinesa que vem sendo cada vez mais reconhecida pela sua eficácia no tratamento de várias condições de saúde, incluindo a hérnia cervical. Esta terapêutica milenar pode proporcionar um alívio significativo dos sintomas da hérnia cervical.
A Medicina Tradicional Chinesa oferece uma vasta gama de soluções para aliviar as queixas provocadas pela hérnia de disco. A acupuntura, TuiNá, moxabustão, eletroestimulação, fitoterapia, laser e infravermelho, são alguns exemplos das terapêuticas que podem ser utilizadas pelos nossos especialistas durante a sessão de tratamento.
» Saiba mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa.
2️⃣ Osteopatia no Tratamento Hérnia de Disco Cervical
A osteopatia pode desempenhar um papel significativo no tratamento da hérnia discal. Ela atua para aliviar a pressão sobre o disco herniado e o desconforto causado, melhorando a mobilidade e reforçando a função dos sistemas circulatório, nervoso e linfático. Estes efeitos podem ajudar a reduzir a dor e aumentar a amplitude de movimentos, melhorando assim a qualidade de vida dos doentes com hérnia cervical.
» Saiba mais sobre a Osteopatia
🔎 Prevenção, o que fazer?
A prevenção da hérnia de disco começa com a manutenção de uma boa postura e hábitos saudáveis. Isso inclui a atividade física regular, cuidados com a postura, fazer pausas regulares no trabalho e realizar tratamentos terapêuticos como a massagem tuiná e osteopatia a cada 6 meses.
🗓️ Agendar Consulta: Tratamento da Hérnia de Disco Cervical em Lisboa:
Ligue ou preencha o formulário abaixo. Nós o ajudamos a escolher o melhor tratamento para os seus objetivos.