Manchas na pele – Melasma

Manchas na pele. Para evitar o surgimento da melanose solar, bem como o fotoenvelhecimento, é imprescindível proteger-se do sol ao longo da vida e manter sempre a pele bem nutrida.

Normalmente após o verão acentuam se as manchas principalmente no rosto, colo e mãos, e a cada ano intensificam-se.
Portanto prevenir é a palavra de ordem!

Quem tem o rosto manchado pelo excesso de exposição ao sol, com cicatrizes causadas por acnes ou ainda outros tipos de melanoses deve ler estas linhas com muita atenção.

Tipos de manchas de pele

Alguns dos tipos de manchas de pele mais comuns…

As manchas mais comuns que surgem no corpo são: melasma, melanose solar, efélides e manchas ocasionadas por acnes e lesões.

  • Melasma

O melasma é caracterizado como um distúrbio da pigmentação da pele, um aumento exagerado de melanina, que se intensifica ainda mais quando há um aumento de hormonas no organismo. Ou seja, os anticoncecionais, a reposição hormonal e a gestação podem piorar a situação. Podem contribuir para o desenvolvimento do melasma a exposição à radiação ultravioleta, influências genéticas, alguns cosméticos, doença hepática ou endócrina como problemas na tireoide e alguns antiepiléticos.

  • Melanose Solar – Mancha Senil

São manchas causadas principalmente pelo efeito cumulativo de exposição solar, têm como característica a cor castanha e o tamanho variável. São as manchas mais escuras e surgem apos o verão e ou mais comuns em pessoas com idade avançada. Porém não são provocadas pela idade e sim pelo tempo de exposição ao sol. Pode-se perceber as causas da exposição solar por exemplo em zonas mais protegidas do corpo, que tendo a “mesma idade”, não são afetados pela melanose solar. Os locais mais comuns de aparecer são nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como o dorso das mãos e dos braços, a face, o colo e os ombros.

sardas manchas pele rosto spclinic gernetic medicina tradicional chinesa acupuntura peeling problemas saude melasmas

  • Sardas “As efélides”

São mais comuns em peles claras e em pessoas ruivas, pois são pessoas mais sensíveis ao sol. As sardas podem surgir em qualquer zona do corpo, com maior frequência no dorso das mãos, braços, na face, no colo e nos ombros, ou ainda na região bucal e peribucal.
É possível amenizar as manchas das sardas com o uso de produtos e tratamentos específicos, mas caso a pele seja novamente exposta ao sol sem nenhuma proteção elas voltam a aparecer.

  • Cicatrizes e Manchas do Acne

Uma das mais comuns causas de manchas na pele, especialmente no rosto, pescoço, peito e nas costas. A pele pode ficar marcada com uma coloração castanha ou vermelha, como também pode ficar com buracos na pele como efeito do acne.

  • Pano ou cloasma

Manchas que aparecem durante a gravidez. Trata-se de outra forma de hiperpigmentação com manchas castanhas ou castanho-acinzentadas que aparecem no rosto, mais frequentemente na testa, bochechas, nariz e queixo

Outros tipos de manchas e algumas das quais deve ter atenção

  • Pitiríase alba;
  • Pitiríase versicolor;
  • Vitiligo;
  • Nervos melanocíticos – Pintas;
  • Manchas de Nascença;
  • Manchas na Gravidez – Cloasmas;
  • Dermatite;
  • Fitofotomelanose;
  • Hiperpigmentação pós-inflamatória;
  • Angiodermite pigmentar;

Atenção às manchas que sofrem alterações

Cancro de Pele

É um tumor formado por células da pele que sofrem alterações e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol. Outras causas possíveis incluem radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsênicos e também por danos causados pela baixa imunidade. É o tipo mais comum de cancro correspondendo a cerca de 25% de todas as lesões neoplásicas. Geralmente começa com uma pequena mancha, e vai se desenvolvendo aos poucos. Para identificar e perceber se a mancha é na verdade um cancro, deve observar se há assimetria – metades diferentes – e borda irregular, cor variável, como muitas tonalidades numa mesma lesão (preta, castanha, branca, vermelha, azulada) e diâmetro geralmente maior que 6,0 mm (diâmetro de um lápis).
Na dúvida faça uma visita ao seu médico.

Causas das manchas

Quando a produção de melanina não ocorre de forma regular …

O Sol, o envelhecimento cutâneo e a hereditariedade estão entre os principais fatores que influenciam a pigmentação da pele.
De facto, a partir dos 30 anos, podem desregular o mecanismo de produção e de distribuição da melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. A melanina distribui-se irregularmente pela pele e acumula-se à superfície da epiderme. Resultado: a pigmentação da pele torna-se desigual, formando manchas na sua superfície

Formas de tratamento para as manchas na pele

Algumas das terapêuticas disponíveis para aclarar ou até mesmo eliminar as manchas…

 

Luz Pulsada ou IPL

Fototerapia e fotorejuvenescimento atua nos mais variados tipos de manchas

É um método de rejuvenescimento facial estimulador da síntese de colagénio, uniformizando a pele, tornando a mais clara e progressivamente mais firme. Permite corrigir as marcas do fotoenvelhecimento causadas pela exposição solar e simultaneamente estimular a derme a produzir mais colagénio, amenizando os efeitos do tabagismo e as carências nutricionais.

O fotorejuvenescimento consiste na aplicação de “pulses” de Luz IPL, que tem características ideais para atingir os sinais do envelhecimento facial (manchas, pele baça, vasos, couperose, rosácea, rugas finas).
Em geral, as sessões são realizadas 15 e 30 dias e podem ser associadas aos outros tratamentos cosméticos não abrasivos ou químicos.

GERnétic Cosmética especializada

A GERnétic possuí uma vasta gama de produtos com resultados comprovados em todo o mundo.

Séruns, cremes de uso diário, fatores de proteção solar, tratamentos em gabinete Skin Clair.
Saiba mais sobre a GERnétic no tratamento do melasma aqui.

Medicina Tradicional Chinesa

A sabedoria milenar do oriente ao serviço da saúde e estética

 “A pele é o reflexo da alma”

Tanto a alma como a pele estão em constante atualização. É através das nossas escolhas que grande parte da nossa vida é e será definida e escrita, o que permitirá tanto a alma como a pele sofrerem modificações ao longo desde caminho que chamamos vida. Se eu faço exercício físico com regularidade, terei um corpo saudável e pele bonita. Se eu alimento-me com gorduras e molhos, terei obesidade, colesterol e pele flácida com celulite. Se eu irrito-me com extrema facilidade e visto aquela faceta de mauzão, irei sofrer de “maus fígados” com dores de cabeça, problemas digestivos, cardíacos ou até mesmo respiratórios, a pele estará vincada e seca, e possivelmente avermelhada.

A pele reflete no exterior o estado e a condição em que se encontra o interior do nosso corpo, assim como o pensamento, o verbo e as palavras refletem o nosso eu.

Em Medicina Tradicional Chinesa – MTC – são inúmeras as situações e desequilíbrios que podem afetar e originar problemas ao nível da pele, e como tal requer um diagnóstico diferencial completo de forma a encontrar e tratar a origem do problema. A MTC pode atuar sozinha na resolução destes desequilíbrios como pode e deve atuar em conjunto com as práticas convencionais.

A MTC ajuda nos mais diversos problemas de pele reequilibrando o interno, através da acupuntura e moxabustão, dos aconselhamentos dietéticos e fitoterápicos, assim como nos cuidados a ter em casa e no dia-a-dia. A primeira terapêutica será sempre regular o trânsito intestinal e a alimentação, sem farináceos e lacticínios de uma forma geral. O restante será específico para cada pessoa, isto porque não existe doença, mas sim a condição de falta de saúde através de um desequilíbrio interno com perda da homeostasia do organismo.

Outras formas de tratamento

mas que devem ser realizados por médicos especialistas

Alguns lasers bem como os peelings químicos, preenchimentos e ácidos.

Tratamento ideal para si

Entre em contato connosco e agende uma avaliação. Após a avaliação nos será possível indicar qual o tratamento mais indicado no seu caso em específico.

 

Live de manchas sardas manchas pele rosto spclinic gernetic medicina tradicional chinesa acupuntura peeling problemas saude melasmas

Formas de prevenção

Porque mais vale prevenir do que remediar…

  • Aplique fator de proteção diariamente durante todo o ano, e não somente no verão;
  • Evite a exposição solar entre 11h e 15h, o melhor horário para bronzear é fora deste intervalo;
  • Beba líquidos. Ingira 1.5lt de água por dia. Hidrate a sua pele de dentro para fora;
  • Atenção aos excessos alimentares. Variedade acima de tudo;
  • Cuidado com o abuso de bebidas alcoólicas, o álcool seca a pele e favorece o aparecimento de inúmeras doenças além de danificar o fígado, um dos grandes responsáveis pelos problemas de pele;
  • Evite usar roupas muito apertadas. A pele é um órgão que realiza trocas com o meio ambiente, e como tal necessita de respirar e de estar em contato com o ar. Caso contrário toxinas e impurezas que deveriam ser eliminadas acumulam na superfície da pele dando origem aos problemas de pele manchas;
  • Para ter uma boa pele é imprescindível que os intestino e todo o sistema digestivo estejam a funcionar corretamente. Há uma grande ligação entre as doenças da pele e intestinos irregulares.
  • Faça uma alimentação equilibrada para manter os níveis adequados de vitaminas e antioxidantes.
  • Use produtos e cremes de qualidade. São muitas as marcas disponíveis no mercado. Não compre sem antes experimentar, peça amostras ou entre em contato com alguém que utilize os mesmos produtos;
  • Tenha atenção aos sinais e manchas que tem na sua pele, acompanhe e esteja atento ao seu desenvolvimento. Se crescer de forma irregular e com cores diferentes procure ajuda médica, não espere até que seja tarde;
  • Limpe a sua pele com frequência e de forma suave, sem agredir os tecidos;
  • Procure ajuda especializada quando perceber que possuem manchas duvidosas, que se alastraram.

Leia também:

Os alimentos que destroem a sua pele

A importância dos intestinos na sua pele

Qual o tratamento estético facial mais indicado para a minha pele?

Os melhores produtos/cremes para as manchas na pele

Fontes:

Blog Vaidade Derme

Médicos de Portugal

Boa Saúde

Tua Saúde

Dermatologia.net

Laroche-Posay

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

SP Clinic corpo&mente – Clínica e Centro de tratamento para as manchas na pele em Lisboa, no Largo do Rato e próximo das Amoreiras e Campo de Ourique. Tratamento de manchas no rosto e no corpo todo. No centro de Lisboa, perto de si.