Manchas na pele – Melasma

Tratamento para Manchas na pele em Lisboa

Normalmente é com o calor e após o verão que as manchas de pele se acentuam, principalmente as manchas no rosto, colo e mãos.

Quem apresenta manchas na pele pelo excesso de exposição ao sol, com cicatrizes e manchas de acne ou ainda outros tipos de melanoses deve ler estas linhas com muita atenção.

Para evitar o surgimento da melanose solar, manchas na pele, bem como o fotoenvelhecimento, é imprescindível proteger-se do sol ao longo da vida e manter sempre a pele bem nutrida.


Tipos de manchas de pele

As manchas mais comuns que surgem no corpo são: melasma, melanose solar, efélides e manchas de acne e lesões.

Melasma

O melasma é caracterizado como um distúrbio da pigmentação da pele, um aumento exagerado de melanina, que se intensifica ainda mais quando há um aumento de hormonas no organismo. Anticoncecionais, a reposição hormonal e a gestação podem piorar a situação.

Podem contribuir para o desenvolvimento do melasma a exposição à radiação ultravioleta, influências genéticas, alguns cosméticos, doença hepática ou endócrina como problemas na tireoide e alguns antiepiléticos.

Melanose Solar - Mancha Senil

São manchas de pele causadas principalmente pelo efeito cumulativo de exposição solar, têm como característica a cor castanha e o tamanho variável. São as manchas mais escuras e surgem após o verão e ou mais comuns em pessoas com idade avançada. Porém não são provocadas pela idade e sim pelo tempo de exposição ao sol.

Pode-se perceber as causas da exposição solar por exemplo em zonas mais protegidas do corpo, que tendo a “mesma idade”, não são afetados pela melanose solar. Os locais mais comuns de aparecer são nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como o dorso das mãos e dos braços, a face, o colo e os ombros.

Sardas “As efélides”

São mais comuns em peles claras e em pessoas ruivas, pois são pessoas mais sensíveis ao sol. As sardas podem surgir em qualquer zona do corpo, com maior frequência no dorso das mãos, braços, na face, no colo e nos ombros, ou ainda na região bucal e peribucal.

É possível amenizar as manchas das sardas com o uso de produtos e tratamentos específicos, mas caso a pele seja novamente exposta ao sol sem nenhuma proteção elas voltam a aparecer.

Cicatrizes e Manchas de Acne

Uma das mais comuns causas de manchas na pele, especialmente no rosto, pescoço, peito e nas costas. A pele pode ficar marcada com uma coloração castanha ou vermelha, como também pode ficar com depressões na pele como efeito do acne.

Pano ou cloasma

Manchas que aparecem durante a gravidez. Trata-se de outra forma de hiperpigmentação com manchas de pele castanhas ou castanho-acinzentadas que aparecem no rosto, mais frequentemente na testa, bochechas, nariz e queixo

Outros tipos de manchas e algumas das quais deve ter atenção

  • Pitiríase alba;
  • Pitiríase versicolor;
  • Vitiligo;
  • Nervos melanocíticos - Pintas;
  • Manchas de Nascença;
  • Manchas na Gravidez – Cloasmas;
  • Dermatite;
  • Fitofotomelanose;
  • Hiperpigmentação pós-inflamatória;
  • Angiodermite pigmentar;


Formas de tratamento para as manchas na pele

Algumas das terapêuticas disponíveis para aclarar ou até mesmo eliminar as manchas…

Luz Pulsada ou IPL

É um método de rejuvenescimento facial estimulador da síntese de colágeno, uniformizando a pele, tornando a mais clara e progressivamente mais firme. Permite corrigir as marcas do fotoenvelhecimento causadas pela exposição solar e simultaneamente estimular a derme a produzir mais colágeno, amenizando os efeitos do tabagismo e as carências nutricionais.

Leia mais [+]

Radiofrequência

É um tratamento que deve ser realizado em conjunto.Ao estimular a circulação sanguínea, promove a vasodilatação local, melhorando o fornecimento de oxigénio e nutrientes para a pele. Ao reforçar a microcirculação, ajuda a eliminar as toxinas excesso, estimular o metabolismo local e a atividade enzimática.

Ler mais [+].

Estética Profissional 

Os tratamentos de Estética Facial e Corporal da GERnétic, atua em todos os tipos de manchas.
Após algumas sessões e com os devidos cuidados no seu dia a dia, é possível diminuir consideravelmente as manchas do rosto e corpo.

Leia mais [+]

Cremes para as Manchas

A GERnétic possuí uma vasta gama de produtos com resultados comprovados em todo o mundo.

Séruns, cremes de uso diário, fatores de proteção solar, tratamentos em gabinete Skin Clair.

Leia mais [+]

Medicina Tradicional Chinesa

 “A pele é o reflexo da alma”

São inúmeros os desequilíbrios do organismo que podem afetar e originar alterações de pigmentação ao nível da pele.

Torna-se necessário em muitos casos, atuar de dentro para fora em conjunto com os tratamentos tópicos para as manchas.

Leia mais [+]

Laser

Trata-se de uma ferramenta bastante útil no tratamento para as manchas de pele.
Em nossa clínica em Lisboa, utilizamos o Laser apenas em manchas pequenas e em conjunto com outros tratamentos.

Existem aparelhos a Laser, cujo tratamento apenas é realizado por Médicos especializados.

Tratamento ideal para si

Entre em contato connosco e agende uma avaliação. Após a avaliação nos será possível indicar qual o tratamento mais indicado no seu caso em específico.

Leia também:


Marque sua sessão de tratamento para as Manchas de pele em Lisboa:

Se ficar em dúvida, nós o ajudamos a escolher a melhor terapêutica para os seus objectivos de tratamento.

Telefones:

Tel: 210 993 179
Tlm: 917 917 404

Horários de Atendimento:

2ª a 6ª Feira das 10h as 19h
Sábados das 10h as 16h

Endereço da Clínica:

Rua Dom João V 15 C, Lisboa, Portugal

Price Range: $$

A clínicapara o tratamento das manchas na pele fica no centro de Lisboa, junto ao Largo do Rato. Próximo ao Edifício Amoreiras, Jardim das Amoreiras e Campo de Ourique.

Logo SP Clinic Lisboa
SP Clinic Corpo & Mente - Medicina Chinesa, Osteopatia, Massagens, Fotodepilação

Cancro de Pele

Atenção às manchas que sofrem alterações

É um tumor formado por células da pele que sofrem alterações e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol. Outras causas possíveis incluem radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsénico e também por danos causados pela baixa imunidade. É o tipo mais comum de cancro correspondendo a cerca de 25% de todas as lesões neoplásicas. Geralmente começa com uma pequena mancha, e vai se desenvolvendo aos poucos. Para identificar e perceber se a mancha é na verdade um cancro, deve observar se há assimetria – metades diferentes - e borda irregular, cor variável, como muitas tonalidades numa mesma lesão (preta, castanha, branca, vermelha, azulada) e diâmetro geralmente maior que 6,0 mm (diâmetro de um lápis).

Na dúvida agende uma visita com o seu médico.

 

Live de manchas sardas manchas pele rosto spclinic gernetic medicina tradicional chinesa acupuntura peeling problemas saude melasmas


Causas das manchas na pele

Quando a produção de melanina não ocorre de forma regular …

O Sol, o envelhecimento cutâneo e a hereditariedade estão entre os principais fatores que influenciam a pigmentação da pele.
De facto, a partir dos 30 anos, podem desregular o mecanismo de produção e de distribuição da melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. A melanina distribui-se irregularmente pela pele e acumula-se à superfície da epiderme. Resultado: a pigmentação da pele torna-se desigual, formando manchas na sua superfície


Formas de prevenção

  • Aplique fator de proteção diariamente durante todo o ano, e não somente no verão;
  • Evite a exposição solar entre 11h e 15h, o melhor horário para bronzear é fora deste intervalo;
  • Beba líquidos. Ingira 1.5lt de água por dia. Hidrate a sua pele de dentro para fora;
  • Atenção aos excessos alimentares. Variedade acima de tudo;
  • Cuidado com o abuso de bebidas alcoólicas, o álcool seca a pele e favorece o aparecimento de inúmeras doenças além de danificar o fígado, um dos grandes responsáveis pelos problemas de pele;
  • Evite usar roupas muito apertadas. A pele é um órgão que realiza trocas com o meio ambiente, e como tal necessita de respirar e de estar em contato com o ar. Caso contrário toxinas e impurezas que deveriam ser eliminadas acumulam na superfície da pele dando origem aos problemas de pele manchas;
  • Para ter uma boa pele é imprescindível que os intestino e todo o sistema digestivo estejam a funcionar corretamente. Há uma grande ligação entre as doenças da pele e intestinos irregulares.
  • Faça uma alimentação equilibrada para manter os níveis adequados de vitaminas e antioxidantes.
  • Use produtos e cremes de qualidade. São muitas as marcas disponíveis no mercado. Não compre sem antes experimentar, peça amostras ou entre em contato com alguém que utilize os mesmos produtos;
  • Tenha atenção aos sinais e manchas que tem na sua pele, acompanhe e esteja atento ao seu desenvolvimento. Se crescer de forma irregular e com cores diferentes procure ajuda médica, não espere até que seja tarde;
  • Limpe a sua pele com frequência e de forma suave, sem agredir os tecidos;
  • Procure ajuda especializada quando perceber que possuem manchas duvidosas, que se alastraram.

Fontes: